Vistos e oportunidades

Nesta página do Blog vou contar um pouco mais sobre as oportunidades de imigração para destinos fora do Brasil. Vou relacionar algumas que já participei e outras que ainda não mas que tem alguns parâmetros de seleção parecidos.

Vamos começar com os EUA:

Os EUA como relacionei antes na página inicial tem alguns meios de imigração que estão cada vez mais apertados. Posso citar os caminhos mais utlizados por brasileiros:

1. Casamento com cidadão americano ou portador de green card americano
2. Através de visto de empresário L1 - este tem caminho para se chegar ao green card após algumas renovações, porém não é um visto fácil de se renovar. Dá direito ao empresário, conjugê e filhos menores de imigrarem juntos após a concessão do visto. Nada mais é que abrir uma filial da sua empresa no Brasil nos EUA, lembrando que não precisa ser na mesma atividade econômica mas segue critérios rígidos de seleção para obtenção do visto.
3. Visto E2 - Visto para empresários que desejam ter negócios nos EUA. É válido apenas para algumas nacionalidades. Então se você possuir mais de uma nacionalidade além da Brasileira e que esteja nesta lista você poderá solicitar este tipo de visto. Lembrando que o Visto E2 não dá meios de obter um green card e nem ajustar o status dos filhos maiores, mas este visto pode ser renovado infinitamente enquanto o negócio prosperar nos EUA. O visto E1 é parecido com o E2 porém a taxa de investimento deve ser acima dos US$ 100.000,00. Aqui segue o link dos países que fazem este tratado com os EUA. O visto dá direito a esposa e filhos de menores de morarem nos EUA legalmente e uma dica: A esposa/o  do solicitante ao E2 terá o direito de trabalhar legalmente nos EUA, portanto abrindo portas para outro tipo de visto.
4. Visto de estudante F1 - O visto de estudante é sempre uma forma de imigrar para os EUA de uma forma mais econômica. Com este visto nenhum dos conjugês podem trabalhar (se for em família) porém ele dá abertura a criar uma rede network de amigos e oportunidades para futuramente se adequar a algum visto que dê a possibilidade de residência permanente nos EUA. Ele também te dá condições de após um periodo certo tentar achar um empregador "sponsor"disposto a bancar o H1B. O tempo é de geralmente 60 dias.
5. Visto de trabalho temporário H1B - O visto de trabalho temporário tem DUAL INTENT, ou seja, poderá com um certo número de renovações no mesmo aplicar para a residência permanente. Porém se o trabalho terminar sem ter dado entrada em qualquer alteração de status como o peticionamento do green card terá que deixar imediatamente o país.
6. Visto EB5. Quem tem de 500.000,00 a 1.000.000,00 de dólares americanos com origem comprovada pode se habilitar neste visto que já garante o green card provisório de imediato. O visto consiste em investir 500.000,00 em negócios pré aprovados pelo governo ou 1.000.000,00 em algum negócio que empregará ao mínimo 10 cidadãos americanos ou residentes permanentes em zonas específicas determinadas pelo próprio governo.

Canadá

O Canadá é um país que por hora sempre está de portas abertas a novos imigrantes. A seleção é rígida e deve estar atento a alguns fatores. ESTE FOI UM PROCESSO PELO QUAL EU MESMO JÁ PASSEI E OBTIVE O VISTO DE RESIDÊNCIA PERMANENTE PELO FEDERAL SKILLED WORKER.
De uma maneira geral o visto para residência permanente (green card canadense) é feito das seguintes formas SEM OFERTA DE EMPREGO POR EMPREGADOR CANADENSE:

- De maneira provincial -  As províncias do Canadá (estados do canadá) excluindo Quebec abrem inscrições para determinadas profissões consideradas estratégicas ou em escassez pelo governo.
- De maneira FEDERAL - Mesmo intuito só que as inscrições são diretamente feitas por programas do governo federal
- Por Quebec - O único lugar 100% de língua francesa no canadá tem autonomia sobre os processos e busca além dos quesitos profissional de alta demanda, conhecimentos da língua francesa

Para qualquer um dos processos o CIC (CITZENSHIP AND IMMIGRATION CANADA) tem a autonomia para avaliar a documentação enviada pelo candidato.

Para isso os seguintes documentos são necessários:
1. Provas de conhecimento de língua: IELTS para o Inglês e TEF para o francês. Note que para o processo de imigração somente uma das provas já é o suficiente. Clique aqui para mais informações oficiais.
2. Registros de não antecedentes criminais emitido pela PF do Brasil. Ou se não for brasileiro segue o link dos registros a serem obtidos de acordo com a sua nacionalidade.
3. Certidões civis de nascimento e casamento e divórcio(se for o caso) do interessado e de todos os seus acompanhantes como conjugê e filhos menores.
4. Reconhecimento de equivalência do seus estudos no Brasil ou no Estrangeiro ao ensino Canadense. Geralmente feito pelo WES.
5. Provas documentais de sua experiência profissional e principalmente da sua experiência também na profissão que escolheu quando se candidatou no processo de imigração.
6. Dispor de uma boa grana para se manter nos primeiros meses. Este dinheiro deve ser seu e você deverá demonstrar que possui no envio dos documentos, bem como numa eventual entrevista e quando se aterrisar em solo canadense pela primeira vez e passar pela imigração de fronteira como imigrante residente permanente. Sobre as quantias aqui vai a informação oficial neste link.
7. Traduzir todos os documentos por tradutor juramentado no BR ou no Canadá.
8. Passar nos exames médicos feito por médicos credenciados pelo governo canadense ao redor do Globo.
9. Pagar as taxas de entrada do processo e também de obtenção do visto de residente permanente.

Além disso também existe a possibilidade de vistos de estudante dando abertura assim para outros processos de imigração provinciais ou federais, muito mais abertos neste quesito que seu vizinho americano.

Existem outros tipos de visto de empreendedores ou de investidores muito menos usados pelos Brasileiros. Existe ainda os vistos de residência permanente para artistas,atletas e pessoas ligadas ao campo (agricultores, fazendeiros,..). Todos eles apesar de suas peculiaridades não fogem a regra de apresentação da maioria dos documentos listados acima.

Austrália

Um processo parecido com o Canadá mas antes de mais nada deve se solicitar e preencher o EOI(Expression of Interest). Nele se responde algumas questões em um perfil online e você é pontuado de acordo com suas experiências e qualificações, além da sua própria idade. Também é levado em conta a experiência da esposa/o ou companheiro/a. Em termos gerais muito parecido com o Canadá, mas também deve se levar em contar as profissões em demanda do governo e suas cotas.

Aqui segue o link das ocupações e respectivas cotas.

PRECISANDO DE UMA ASSESSORIA DOCUMENTAL OU CASO TENHA DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO fe8089@gmail.com c/ Fernando


12 comentários:

  1. Oi Maria, tudo bem? Esta pergunta é complexa, mas hoje tenho mais certeza da resposta. Por Viseu ser de fato um lugar seguro, calmo, com consciência ecológica por parte dos seus moradores e também por ser um lugar que me chama atenção pelo custo de vida, paisagem, pela vegetação e por estar muito bem servido de serviços e produtos que são provenientes de toda Europa.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde
    Eu gostaria de saber se em Viseu eu consigo resolver assuntos referentes a de uma possivel permanencia em Portugal , ou esse processo seria feito obrigatoriamente em Lisboa.
    Aproveitando a oportunidade, voce poderia me indicar alguns bairros para morar em Viseu , que tenha facilidade de comercio,transporte e uma boa adaptaçao para um Brasileiros aposentados ?
    obrigada


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, quanto a tua primeira pergunta. O processo para permanência deverá ser iniciado no consulado português de sua área de jurisdição no Brasil. Tu não podes realizar tudo diretamente em Portugal, somente se fizeres investimentos superiores a 500 mil euros em imóveis.
      Quanto aos melhores bairros, gosto muito do Fontelo, Viso Sul, Quinta del Rey, Quinta do Galo e Marzovelos.

      Excluir
  3. obs: para um casal de Brasileiros aposentados. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, como é a questão de trabalho em Viseu? Tem muita oportunidade em restauração e hotelaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lays! Obrigado pelo contato! Restauração, se tentares com afinco consegues. Média salarial de 400 a 600 euros por mês.
      Um abraço

      Excluir
  5. ´Boa Tarde, estou querendo me mudar para Portugal e preciso saber sobre o mercado de trabalho em Viseu. Gostei muito mesmo desta cidade e gostaria de saber se há emprego no setor de serviços. Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde estou querendo morar em viseu, sou eu meu esposo e meu filho gostaria de saber como fazer para ir com visto permanente. tenho uma amiga que me ofereceu o apartamento dela la, mas eu numca sai do pais nao sei por onde começar nem o que fazer. Se possivel me ajude com suas dicas . Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Tentei entrar em contato com você por e-mail, mas não consegui. Como posso fazer contato?

    ResponderExcluir
  8. Oi boa noite. Não estou conseguindo falar com vc pelo Avast.

    ResponderExcluir