sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

39. Se eu fosse Motociclista...estradas de Portugal!

Olá leitores,

Como já falei outras vezes, e não me canso de repetir, as estradas em Portugal são excelentes, lembram muito as highways americanas mas com mais vegetação costeira, uma verdadeira delícia para os apreciadores de uma boa viagem de carro ou moto. Hoje, como fui fazer um curto percurso resolvi compartilhar algumas fotos e curiosidades para aqueles que aqui não conhecem.

Primeiro e inegavelmente está a qualidade do asfalto e limpeza da rodovia - impecáveis!!!




Em segundo, o que não é muito prazeroso, mas inevitável para manter as boas condições das estradas são os pedágios (Portagens em PT-PT). Aqui a responsável como operadora da estrada é a empresa Brisa que atende através do sistema Via Verde. O que é uma grande praticidade, é que o sistema Via Verde é totalmente eletrônico quando somos assinantes do mesmo (aderentes em PT-PT). O pedágio é taxado automaticamente na sua conta via verde que é controlada por este dispositivo abaixo.

O dispositivo é dado sob comodato no momento da assinatura da conta que também já fica com seu cartão de crédito registrado. Uma ou duas vezes por mês, o que foi utilizado, ou seja, todos os pedágios que foram ultrapassados no determinado período serão debitados. Lembrando que se não usou, não paga. Todos os detalhes podem ser conferidos aqui. 

Vista do pedágio quando se troca de rodovia. Por exemplo A1 para A25
Em terceiro, não poderia deixar de falar o quão bem servida são as estradas em termos de postos de gasolina que são absolutamente completos. Os postos que na verdade são áreas de serviço são muito amplos e contam com muitas bombas de gasolina disponíveis (não existe frentista - o abastecimento é feito por você e sem necessidade de pré pagamento: abastece e depois paga), contam com banheiros, fraldários, cafeterias (cafetarias em pt-pt) e restaurante. Além de terem amplo parque de estacionamento e muitas vezes terem à disposição do usuário algum tipo de playground para os pequenos e também mesas para os adultos realizarem um piquenique.



Em último lugar, não poderia deixar de mencionar as paisagens de tirar o fôlego nas estradas, principalmente no norte de Portugal. Fora isso, vale lembrar que existem muitas estradas que ligam um ponto ao outro em Portugal. O país tem seu sistema viário totalmente desenvolvido e bem estruturado. Segue duas fotos de margens das estradas. As fotos foram tiradas por mim, pelo meu Samsung Galaxy.




2 comentários:

  1. Lindo Visual.
    Viajei junto a cada foto e texto! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Sim, eu também fico muito fascinado com as paisagens. O verde contornando as estradas é muito exuberante!

      Excluir