domingo, 15 de janeiro de 2017

40. Viseu, uma cidade para criar os filhos!

Olá leitores,

Hoje é domingo dia 15 de janeiro de 2017 e eu como sempre, fui fazer minhas caminhadas matinais. Hoje acordei mais tarde e resolvi levar meu filho junto para brincar um pouco em um dos parques aqui da cidade. É inverno, mas os dias estão sendo muito bons aqui em Viseu. Faz frio, mas existe sol e não chove tanto como no ano passado. Sempre me alegro com as idas no parque, porque penso que meu filho está tendo uma infância feliz com muitos lugares outdoor para brincar, correr e ter contato com a natureza. Minha ida foi para o parque Aquilino Ribeiro no coração de Viseu. 
O parque é muito verde, tem córregos de água e também dispõe de infraestrutura para os adultos como um cafeteria(cafetaria em PT-PT), banheiro e wifi grátis. A cafeteria fica de frente para um pequeno lago e tem por isso, uma vista bem acolhedora. A zona de playground tem um piso em borracha para os pequenos e tudo é muito limpo e bem conservado. Engraçado que os aparelhos dispostos no playground são idênticos aos que vi nos EUA. Segue fotos do parque nesta manhã. 











Falando sobre o assunto crianças, sempre recebo perguntas de como são as escolas aqui. Mostro abaixo através de fotos, as escolas públicas que são de excelente qualidade. Toda criança tem direito a escola em Portugal, sendo imigrante ou não. Eu estudei em escola particular La Salle de Porto Alegre-Brasil e sempre me impressiona o tamanho das escolas daqui, bem como a organização, limpeza e é claro a infraestrutura. Como não gostar que seu filho tenha acesso a uma educação assim? Segue fotos de uma das escolas primária (básica) que fica perto de onde moro. O nome da escola é Escola Básica Aquilino Ribeiro.





Abaixo, fotos da escola de secundária (segundo grau). O nome desta é Escola Secundário Alves Martins que é considerada uma das melhores de Portugal:









Falando em clima e sol, fico pensando em como seria para levar meu filho outdoor se eu morasse em um país mais ao norte da Europa ou até mesmo na América do Norte, excluindo FL, CA e México. Segue fotos feitas em janeiro deste ano por dois amigos.

Em Paris, França

Em arredores de Halifax, NS - Canadá





24 comentários:

  1. Show, cada dia q passa, vendo as postagens aqui no blog, sinto mais vontade de conhecer Viseu, e quem sabe um dia até morar. Parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jardell! Me add no whatsapp! Perdi teu contato. +39 333 2983700

    ResponderExcluir
  3. Olá !!
    Estive recentemente na cidade de Viseu e só tenho elogios!! Confirmo as informações do Fernando pois a cidade nada tem de velho ou parada no tempo rsrs pelo contrario pude perceber uma cidade em franco crescimento onde grande parte para não dizer 100% dos serviços públicos funcionam pois seria muita pretensao!! Mas com certeza se aproxima muito disso... pude perceber um centro comercial abastecido de todas as especialidades e gostos rs
    Perguntei a alguns moradores sobre a cidade... Muitos falaram sobre as melhorias nos últimos anos, outros disseram que ainda há coisas por se fazer mas no geral o grau de satisfação é alto!
    As estradas são muito boas, sempre pavimentadas com uma organização e controle espetacular!! Estive em algumas escolas públicas fiquei admirada com o tamanho delas e suas estruturas! 99% das pessoas me disseram que não há diferença entre elas e as escolas privadas... Claro que pude perceber o quadro político do país pois assim também como nós no Brasil Portugal tem passado por dificuldades mas sinceramente analisando bem nada nem de perto comparado a nossa situação atualmente e sem perspectivas de melhoras!
    Quanto à corrupção, esse é um mal que nenhum país de primeiro mundo está livre já que o problema não é social e sim pessoal questao de carater mesmo! E pessoas boas e más existem em qualquer lugar do globo terrestre!
    Quanto à segurança... Levei alguns hábitos do Brasil para lá rsrs tipo evitar falar ao celular publicamente andar com pouco dinheiro kkk essas coisas que aqui para nos faz parte de nosso infortúnio dia a dia ... Porém fui logo logo repreendida kkk e pude testemunhar que não era necessário tanto cuidado assim mas óbvio que não facilitamos pois como disse há todo tipo de gente em todo o mundo!!
    O que vi de grande diferença é que mesmo com as "dificuldades" apontadas pelos nativos da cidade ainda há investimento governamental para a população... Coisa que para nós deixamos de presenciar faz tempo!
    Enfim, muito mais coisas tenho a dizer sobre Viseu mas ainda estou anestesiada por uma realidade que considerei " virtual "! Com certeza comentarei mais para frente ratificando as informações do Fernando que acrescentou e muito na decisão de minha família conhecer essa ela cidade e quem sabe até mesmo fazer parte dela rsrs!!
    Quero deixar claro que não se trata de contos de fadas kkkk Viseu tem lá suas deficiências nada é perfeito! Mas se colocarmos na balança... Percebemos que a qualidade de vida oferecida por lá ganha disparada em relação às suas dificuldades!
    Um grande abraço a todos e recomendo a quem possa visitar Portugal em especial Viseu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minha esposa estivemos em Viseu a cerca de 3 dias, e adoramos o local, as pessoas e o modo como vivem lá, estava com planos de me mudar para Braga, mas depois que conhecemos Viseu, tudo mudou, somos aposentados militares e temos uma filha de 8 anos e queremos garantir um futuro melhor para ela e uma possibilidade ímpar de possuir uma cultura com padrões europeus, fiquei impressionado nas escola que fomos onde as quais nos informaram que ofereciam a oportunidade de aprender além da língua portuguesa o inglês e o francês que está sendo adotado a partir do 5 ano. Só preciso de contato com imobiliárias locais para que possamos fechar um acordo em primeiro momento de aluguel e posteriormente uma compra de imóvel, voltei ao Brasil mas com a verdadeira intenção de retorna àquela cidade, porém em definitivo , Parabéns pelo Blog, pois pôde contribuir com uma boa informação àqueles que também almejam conhecer a Europa, e Viseu é uma boa pedida.

      Excluir
    2. Obrigado Marcos! Respondi também no seu email de contato! É uma cidade que para as crianças é realmente espetacular

      Excluir
  4. Olá bom dia,e meu marido e minha filha estamos pensando em irelação morar e trabalhar em Portugal,para issó precisamos de um emprego e um lugar para morar,você poderia nos orientar Onde encontrar emprego e um lugar para morar? Ficaria muito grata se você respondesse meu comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline! Obrigado pelo contato! Quanto a sua pergunta o que posso te orientar é o seguinte:
      Empregos - eu gosto muito destes dois sites para procura de empregos.
      http://www.net-empregos.com/pt/
      https://ec.europa.eu/eures/public/pt/homepage
      Moradia - vai depender de onde gostaria de morar. Na minha cidade (Viseu) segue link de uma imobiliária.
      http://anabelasousa.com/
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, me mande um e-mail.

      Excluir
  5. Amei tudo que vi sobre esta cidade só de saber que é segura já me apaixonei ,tô pensando em ir nas minhas férias rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar! Viseu realmente é realmente muito bonita, limpa, tranquila e segura! Um grande abraço e até mais!

      Excluir
  6. Opa, também estudei numa escola la sallista em porto alegre. Sou nova leitora do blog, me chamo Juliana. Queria perguntar se há locais outdoor pra que as crianças brinquem nos dias de chuva em Viseu, porque, afinal, não são poucos...! Shopping, parques cobertos, não sei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim! Tem locais que são feitos especialmente para crianças! Não existem tantas opções como em cidades grandes no Brasil, pois a escala é bem menor aqui em Portugal. Eu levo meu filho sempre no www.polarebrincar.pt Sou da turma formada no segundo grau de 1997 do Colégio das Dores em Porto Alegre. Um abraço!

      Excluir
  7. Olá!! Sou do Rio de Janeiro... Eu e meu esposo queremos muito morar em Portugal. Faz tempo que pensamos em morar em Portugal. Tenho 3 filhas e isso me atrapalhou muito com esse grande sonho. Poderia me ajudar a encontrar uma escola pública para elas, pois estamos indo sem conhecer ninguém é sem empregos certos. Somos corretores de imóveis e juntamos um valor bom para iniciar uma vida ai.
    Se você puder me ajudar agradeço de todo meu coração! Aqui Elias estudam em escolas particulares... O ensino é relativamente bom, mas não posso cria-las aqui. Está muito perigoso e assustador. Temos uma condição estável qui, mas acredito que será melhor deixar todo esse pavor aqui e ir morar em lugar onde eu possa cria-las com mais tranquilidade. Meu esposo tem parentes ai, mas estamos com dificuldades de conseguir a cidadania dele. Assim que conseguir vamos partir.
    O meu país é lindo, mas o desconforto do terror nas ruas tem me feito pensar em mudar para Portugal faz tempo. Quero o melhor para elas. Tenho duas gêmeas de 8 anos e uma bebê de 2.
    Me ajude por favor, me oriente em relação as escolas públicas!!
    Agradeço muito!! Eu e minhas meninas! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle,

      Obrigado pelo contato.
      Respondo em linha:

      Somos corretores de imóveis e juntamos um valor bom para iniciar uma vida ai.
      R: Bom, este emprego em Viseu é relativamente fácil de encontrar. A dinâmica é bem diferente da do RJ. Por ter menos gente o mercado não é tão rápido como no Brasil. Tudo é muito "chorado" e as pessoas mudam de idéia no meio depois do negócio fechado.

      Se você puder me ajudar agradeço de todo meu coração! Aqui Elias estudam em escolas particulares... O ensino é relativamente bom, mas não posso cria-las aqui. Está muito perigoso e assustador. Temos uma condição estável qui, mas acredito que será melhor deixar todo esse pavor aqui e ir morar em lugar onde eu possa cria-las com mais tranquilidade.
      R: Este item, lhe digo de cara - NÃO PRECISAS SE PREOCUPAR. As escolas públicas são muito boas e acho as mesmas melhores que as particulares. Este conceito terás que deixar no Brasil. Quando te estabeleceres aqui, terás sim direito a escola para os filhos. Isto dependerá da Zona onde se estabelecer.

      Meu esposo tem parentes ai, mas estamos com dificuldades de conseguir a cidadania dele. Assim que conseguir vamos partir.
      R: Ok. Eu trabalho com isto e com busca de documentos na europa e Brasil.

      O meu país é lindo, mas o desconforto do terror nas ruas tem me feito pensar em mudar para Portugal faz tempo.
      R: É o meu país também, embora sejamos de regiões diferentes. Sou de Santa Catarina.

      Um abraço,

      Excluir
  8. Boa tarde,
    Fiquei muito feliz em achar o seu blog. Meus pais vão anualmente a Viseu e sempre quiseram que eu fosse mas nunca tive oportunidade. Com uma proposta de emprego na Índia pro meu marido, estamos pensando em morar na Europa, mas precisamente em Viseu. Precisamos tirar a cidadania, meu pai e filho de portugueses mas estamos encontrando um pouco de dificuldade aqui no Brasil por erro de grafia na certidão de nascimento do meu pai. Vendo no seu post que vcs trabalham com essa questão, seria mais fácil conseguir tirar ai? Meus pais irão final de maio e ficam 3 meses. Se puderem passar um contato, agradeceria.
    Abraços. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Obrigado pelo contato!
      Meu telefone é +351933739896
      E-mail: fe8089@gmail.com

      Excluir
  9. Oi pode me dizer qual bairro ou zona, não sei como se chama aí em Portugal, que tem mais próximos escolas, atendimento médico, e também comércios como supermercado. Queremos ir pra Viseu e tenho uma filha de 4 anos. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá prezado!
    Em Outubro estou indo para Viseu!
    Foi a cidade que eu e minha esposa escolhemos para criar nossos 3 filhos.
    Você tem grupo de whatsapp? Pode me adicionar? Quanto mais informações sobre Viseu, melhor!!!
    021 969534202
    Abraço
    Carlos

    ResponderExcluir
  11. Feliz por ter encontrado este blog
    Informações valiosas!Agradecida!

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou lendo todos os seus tópicos sobre Viseu, fiz a minha nacionalidade e estamos querendo eleger a linda Viseu para morar.
    Vi q vc tem um grupo de watsap e lhe peço se poderia me adcionar: 21 988099823
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá estou lendo todos os seus tópicos sobre a linda Viseu. Fiz a minha nacionalidade e pretendemos morar aí em breve. Vi q tem um grupo de watsap e lhe peço se poderia me adicionar, por favor.
    21 988099823. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho grupo de Whatsapp! Obrigado pelo contato! Achará no Facebook uma comunidade de brasileiros em Viseu.

      Abraços,

      Excluir
  14. Queremos sair do Brasil eu meu esposo e 2 filhos. Na pesquisa Viseu foi a melhor opção. Mas n temos emprego garantido.

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    Sou seguidora fiel do seu blog, estou encantada com Viseu. Meu marido é francês e eu tenho a nacionalidade portuguesa, moramos atualmente no Brasil, mas como temos uma filhinha de 4 anos e a segurança aqui esta cada dia pior,a educação nem se fala, optamos em ir embora em março e tudo que em 2 anos que estamos pesquisando , viseu parece ser uma boa escolha.Não sei se vai poder responder minha dúvida,mas vc tem conhecimento, qual seria a dificuldade para conseguir escola para uma criança especial?Minha mocinha tem autismo leve e quanto a saúde?
    Desde já lhe agradeço imensamente e parabéns pelo blog.
    Att
    Rosana Sórice

    ResponderExcluir