quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

47. Custo de vida em Viseu/Portugal para um casal!

Olá leitores,

Recebo diariamente alguns questionamentos sobre o custo de vida para um casal, que no meu caso inclui um lindo filho. Eu fiz este post pensando também no custo de vida de um casal de aposentados, pois recebo muitos questionamentos dos mesmos quanto ao tópico hoje apresentado. Deixo claro que neste post expresso uma opinião pessoal baseada na minha experiência e na experiência de outras pessoas que convivo e obviamente tudo dependerá do estilo de vida que se quer levar estando em outro país. Bom, vamos ao que interessa e espero que consiga dar um bom apanhado geral sobre o assunto.

Moradia

Este é o maior gasto fixo e deve ser levado sempre em conta na hora do planejamento familiar. Como o blog é sobre morar em Viseu e também sobre algumas de minhas idéias e questionamentos, logicamente vou me basear no custo em Viseu. Mas é claro que os preços tanto em Viseu quanto Lisboa, Porto ou qualquer cidade escolhida poderão variar (e muito) de acordo com o tipo de moradia escolhida, ano de construção, tamanho e localização da mesma.
Em Viseu o preço pode variar desde 200 euros/mês - para uma Kitchenette localizada no centro histórico da cidade ou ainda uma moradia antiga em cidadelas (aldeias) satélites aos arredores de Viseu quanto para 700 euros/mês em um luxuoso apartamento de 250 m2 em ótima localização. Com um valor de 450 a 500 euros /mês consegue-se bons imóveis, novos e muito bem acabados e vedados para um conforto termo-acústico excelente. Em Lisboa e no Porto o preço pode ser bem mais salgado com um acréscimo em relação a Viseu de 200 euros para as moradias mais simples e até 2000 euros para as mais sofisticadas. Bom, deixo claro que não estou falando em quartos e também em albergues para estudantes e sim para uma moradia onde duas ou mais pessoas(família) possam viver isoladamente, sem dividir o espaço com outros(estranhos/colegas). Para embasar, peço que pesquisem o preço neste link aqui, ele abrange todo Portugal e tirem as próprias conclusões dos preços aonde se pretende morar. Deixo aqui também meu comentário sobre a qualidade das construções em Portugal - como já falei em outros tópicos, sou fã dos EUA e as construções aqui podem ser tão boas quanto ou até melhores do que as americanas, pois a qualidade das mesmas em termos estruturais são superiores e também pelo fato de que muitos materiais de acabamento usados nas construções mais novas tem procedência de vários países da Europa tais como Alemanha, Espanha e Itália.

Luz, água, telefonia & TV e gás

Estes custos são logicamente variáveis, para uma família de 3 como a minha os custos seguem neste patamar:
90 - 120 euros = luz e gás(fatura única pois meu gás é encanado) Confira Galp e EDP.
30 - 40 euros = água (minha concessionária de água é a SMAS - Viseu)
45 - 70 euros = telefonia & tv, incluindo a móvel - Consulte MEO, NOS e VODAFONE
Gostaria de esclarecer que os serviços são realmente muito bons. Nunca me faltou por um momento sequer luz aqui em Viseu, coisa que eu era acostumadíssimo a presenciar no Brasil. Nunca me faltou água e nem gás e a água da torneira é realmente muito boa, assim como sistema de tratamento de esgoto. A internet móvel ou fixa aqui Portugal nunca falharam - pelo menos para mim - nunca tiverem baixa ou perda de sinal. A internet móvel é 4G em muitas áreas e é realmente muito boa. Tinha SKY (tv por assinatura) no Brasil e o serviço de televisão por cabo(HD) é bem superior, os "boxes" são conectados na internet o que te dá grandes opções de apps e também de gravações automáticas de programas que já foram transmitidos durante a semana. Segue exemplos de contas:




Mercado

Este item tem que ser calculado de acordo com o tipo de vida que cada um tem, bem como suas preferências alimentares e sua disposição de cozinhar. Minha média de gasto em supermercado para 3 pessoas é de 100 - 120 euros por semana. Os produtos que tenho a minha disposição são fantásticos: Eu literalmente como pão francês no café da manhã (o pão é produzido na França). Que tal almoçar um macarrão italiano autêntico com uma carne argentina, molhos produzidos na Alemanha e para beber um bom vinho Português? Pois esta é a realidade aqui em Portugal. Na janta por exemplo, pode ser um pão português com o famoso queijo de ovelha da serra da estrela acrescidos de um delicioso salame produzido na Alemanha. Literalmente a sua dispensa virará um depósito de produtos de toda Europa. A Nutella européia por exemplo, é muito menos doce e mais saborosa do que a brasileira ou a americana. As frutas e verduras são frescas e de muito boa qualidade, pois as restrições e exigências européias são muito altas e o cultivo por este fato é muito bem feito. Geralmente eu não escolho mais frutas e verduras como fazia no Brasil, pois tudo que é oferecido é de muito boa qualidade. Segue exemplo de compras da semana.




Restaurantes & cafés

Quem não gosta de sair para tomar um bom café na rua? Ou de ir em um bom restaurante com amigos, namorada, esposa ou família? Pois bem, o lanche em uma cafeteria/cafetaria(pt-pt)/pastelaria de Viseu é realmente acessível. O gasto não sai mais que 5 euros comendo em farta quantidade e também desfrutando momentos em ambientes muito agradáveis; se engana quem pensa que não existam cafeterias/restaurantes requintadas/os em Portugal.  Os restaurantes podem variar de 12 euros até 25 euros para o casal e os cardápios sempre contam com comidas brasileiras tais como a Picanha ou até um Frango assado, além das comidas típicas de Portugal. Segue fatura embasando o que acabei de comentar sobre o custo do "cafézinho" e também fotos de uma pastelaria que gosto muito em Viseu.



  


Combustível & automóveis

O combustível tem um preço adequado em Portugal, eu pago no litro aqui em Viseu 1,46 euros. Gasto em média 40 euros por mês neste item Os preços dos automóveis/viaturas(pt-pt) também são acessíveis e a qualidade de fabricação dos veículos realmente é superior além de serem os mesmos muito mais econômicos. Não sei o motivo, mas os veículos novos vendidos na Europa realmente tem uma mecânica e um conforto melhor do que os vendidos no Brasil; talvez sejam as estradas daqui (excelentes) ou talvez seja a fiscalização/legislação mais rigorosa. Para ter idéia do preço do combustível em todo país, clique aqui. Para ter idéia do preço do automóvel clique em algumas das marcas: Dacia, Volkswagen, Renault, Peugeot, Citroen, Toyota, Mitsubishi, Mazda, Mercedes-Benz, Opel. A documentação do carro não é cara e é paga como no Brasil anualmente. Em um carro novo de 14000 euros, o imposto será em torno de 150 euros/ano e o seguro será entre 300 - 400 euros/ano com uma cobertura contra terceiros de 5.000.000 de euros. Segue fotos de posto de combustível e paisagens em algumas estradas.





Saúde

O gasto com saúde depende de como gostaria de ser atendido, ou se pelo sistema público ou pelo sistema privado. O sistema público eu já explorei em dois tópicos do blog e nunca tive qualquer queixa do mesmo nas vezes que meu filhote usou. O privado, varia do tipo de seguro que tens ou do profissional que deseja consultar.  A consulta particular (não muito usual para a população) custa em média 60 euros em Viseu. Pessoas acima de 60 anos dificilmente acharão seguros com um capital de cobertura total maior do que 4500 euros. Para pessoas mais jovens, a cobertura poderá muito mais alta. O preço de um seguro dependendo do capital segurado e das condições poderá variar de 100 - 700 euros/ano, o preço de uma consulta médica na rede credenciada poderá ter coparticipação ou não. Por isso cabe uma cotação pois são diversos produtos à disposição.

Lazer

Este item, é um item que vai muito da imaginação e sonhos de cada um. Para mim, lazer é viajar, conhecer lugares novos e dos quais tenho muita curiosidade em conhecer. Ir para parques de diversões também é muito bom para mim, pois eu tenho filho pequeno e uma viagem destas em família sempre é bom. Em outras postagens já postei como foi viajar para os EUA e Canadá saindo de Portugal. Quem quiser explorar os arredores e ter uma viagem boa que caiba mais confortavelmente no bolso pode planejar algo dentro de Portugal ou dentro da Europa. Existem muitos voos lowcost aqui em Portugal. As companhias que fazem este tipo de voo são a Ryan Air e a
Pode-se ainda planejar uma viagem de carro (as estradas são muito boas mesmo) ou até mesmo de trem/comboio(pt-pt), para estas clique aqui. Geralmente para destinos internacionais saindo de Portugal é necessário ir até a estação de Madrid e assim baldear para uma linha ao destino desejado. Para os que sonham com lugares alpinos como eu, segue minha dica de hotel em um lugar perfeito e não mainstream:
Ou quem sabe um pacote a Disney Paris

A imaginação é sua e portanto escolha o que lhe agrada mais. As viagens de 4 dias para um casal podem variar de 800 até 2000 euros para dentro da Europa.  Claro que as pessoas mais exigentes e com gostos mais caros pagarão mais do que eu descrevi. Também existem as viagens curtas que se pode gastar muito menos do que isso. Eu por exemplo, fui de carro para Espanha e gastei ao todo 350 euros com a família inteira - 3 pessoas em uma viagem de 2 dias. Fotos de uma viagem mais longa para Valência, ES.





94 comentários:

  1. Muito barato!!! Isso que chamo de qualidade de vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo estou indo dia 27/08 vou te procurar para um café em Viseu será um prazer conhecê-lo . Abço...

      Excluir
    2. Estou indo morar em Portugal e trabalharei em projetos no Biocant na Serra da Estrela. Me indicaram Viseu. Vou com a esposa. Muito legal teu blog. Senti falta de algo a respeito de cultura: concertos, principalmente, e também da opção de produtos orgânicos na cidade. Parabéns de novo pelas informações e muito obrigado.

      Excluir
  2. Quando for possível... Gostaria de saber sobre o transporte público em Viseu e como funcionam o nosso IPTU e IR em PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários e sugestões Filipe! Irei fazer sim um post sobre os temas!

      Excluir
    2. Obrigado amigo to indo agora em 27/08 vou te procurar pra um café em Viseu será um prazer te conhecer abço.

      Excluir
  3. Que otimo achar o seu blog, estou indo ra Viseu e estava totalmente sem informações da cidade. Parabéns. Vou dar uma olhada nos outros posts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Quem bom que estás vindo! Convido vc e os que te acompanharão para um café! Boa sorte e obrigado pela leitura!

      Excluir
  4. Gostaria de ir para morar e trabalhar...você me sugere Viseu?

    ResponderExcluir
  5. Nossa realidade brasileira anda tão triste que planejamos nos mudar para Portugal.
    Estou adorando o seu blog e Viseu é uma das cidades em que vamos procurar imóveis.
    Alguma sugestão de bairros? Procuramos um lugar tranquilo e seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria. Gosto de todos os bairros ao redor do centro histórico. Como tu podes perceber nas postagens, até gosto de visitar a parte histórica da cidade, mas prefiro mesmo os lugares mais modernos, com construções mais novas e perto de vias amplas para poder sair de carro com facilidade. Se tu quiseres pode me passar um e-mail: fe8089@gmail.com.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Quem paga este item é o dono do imóvel e não o inquilino! Obrigado pelo contato e comentário!

      Excluir
  7. Gostei muito!!! Estamos pensando morar em Portugal e Viseu é uma das opções que listamos.
    Somos aposentados e queremos um lugar tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato! Sim, é um lugar muito tranquilo! Grande abraço!

      Excluir
  8. Parabéns, maravilhoso suas informações sobre Viseu, e com tantos detalhes. Todos somos gratos por dedicar-se em nos oferecer esse excelente trabalho. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Bastante esclarecedor, vou visitar página sobre Viseu, que sabe mudo de ideia, estava pensando em Algarves, mas é bom pesquisar. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito das informações encontradas no seu blog. Teria como você comentar sobre ËDUCAÇÃO. Tenho um filho de 6 anos que cursa o primeiro ano fundamental e uma filha de 11 que cursa o sexto ano. Como funciona essa parte ? As escolas são particulares ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado pelo contato! A educação é gratuita e de muito boa qualidade. Fiz um post sobre a estrutura das escolas. Existe também escolas particulares , mas não vejo uma grande necessidade disto. Irei fazer sim mais um post sobre o tema. Obrigado pelo contato novamente!

      Excluir
  11. Com relação a moradia, quais são os bairros que você entende como sendo os melhores para se morar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito dos bairros Fontelo, Viso Sul, Marzovelos e Quinta do Galo! Mas existem tantos. Eu amo onde moro! Acho que uma visita in loco é sempre bem-vinda!

      Excluir
  12. Pelo o que está escrito em seu blog , vi que você morou no Brasil. Como foi a sua adaptação e da sua família em Viseu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil! Minha esposa gosta de onde morávamos (SC), mas de todos os lugares que fomos aqui e logicamente Celebration, FL foram os que mais gostamos. Viseu é uma cidade muito pacata e que oferece o melhor do Brasil com estrutura "americanizada". Existe a raiz européia, mas em muitas coisas eles já tem mais do Brasil e dos EUA que o resto da europa.

      Excluir
  13. Olá, eu e meu marido estamos indo em setembro para Portugal. Iremos estudar e consequentemente trabalhar. Pensamos em Viseu e Viana do Castelo, nos inscrevemos e fomos aprovados nas duas universidades, por isso agora ficaram as dúvidas.
    Já lemos tantas coisas... viseu há portunidades de emprego? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Sendo bem realista contigo, o emprego em si como nós conhecemos é sim muito difícil tanto aqui como em toda Portugal. O que vais encontrar é: vendas porta a porta tipo pirâmide (isso inclui imobiliárias) ou empregos em cafeterias/restaurantes que ganharás em torno de 500 euros e trabalharás nos fins de semana, deixando o horário para o estudo apertado, pois é difícil de conciliar os dois horários visto que terás que fazer horas extras que muitas vezes não serão pagas. Portugal é sim um ótimo país para viver mas com poucas oportunidades. "Empregos" online sim, poderás fazer pois não dependerá da economia local e sim de clientes/empresas situadas em qualquer parte do mundo.

      Excluir
  14. Muito obrigado pelas informações. Sou médico, professor aposentado de medicina, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado (Livre Docência) em Medicina. Estou na expectativa de emprego como professor universitário na Escola de Saúde. Se sair, dependendo do salário, pretendo mudar. Pretendo viajar a passeio em setembro ou outubro. Caso positivo, gostaria de saber como contatá-lo em Viseu, se não for abuso da minha parte. Atenciosamente Alfredo de Almeida Cunha. Se quiser responder por e-mail o meu é aacunha@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dr. Alfredo. Já encaminhei resposta por e-mail! Obrigado pelo contato!

      Excluir
  15. Que prazer encontrar seu blog. Quanta informação. Estive em Viseu em 10/2016 por 3 dias. A cidade confirmou tudo aquilo que tinha lido a respeito e agora descobrindo seu blog, sinto sua satisfação de residir nessa bela cidade. Tenho planos de um dia no próximo futuro, ir morar em Viseu. Sou aposentado americano (dupla cidadania), acostumado com extremos climáticos porem minha esposa tem receio do frio em Viseu, poderia quando possível, escrever um pouco sobre este tema. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Obrigado pelo contato! Sim, eu gosto muito de Viseu, mas também sou apaixonado pela Flórida e principalmente por Celebration.
      Quanto ao clima, se tu moras ou morou nos estado acima de Carolina do Sul o inverno aqui é muito tranquilo. Lembra muito o inverno do Uruguai, apesar do clima ser mais seco que lá. Chove em dezembro e janeiro, mas tem muitos dias de sol e o resto do ano tem um clima muito agradável com um céu muito azul, aliás um dos mais azuis que já vi. Não chega a nevar em Viseu, e as temperaturas no auge do inverno variam de -1 até 9 graus.
      Um abraço

      Excluir
    2. Muito obrigado por sua resposta. Morei 10 anos in Rhode Island (extremo frio), 24 anos no Arizona (extremo calor), 6 anos em Oregon (talvez como o clima de Viseu, mas este com mais sol imagino). Seu blog é de muita qualidade, parabéns.

      Excluir
  16. Ola Fernando...obrigada sempre pelas dicas!! culpa sua(brincadeira rs) termos escolhido viver em Viseu no mês de outubro rsrs! Já adquirimos nosso imóvel e estamos muito animados!Só fiquei em dúvida mesmo em relação as escolas privadas conforme email que te enviei...ainda não sei se realmente vale a pena, pois nossa realidade em relação as escolas aqui no Brasil é totalmente controvertida quando comparada a Europa! Bem espero ter a oportunidade de tomarmos um café por ai...aguardo suas novidades e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo,
      Obrigado mais uma vez! Eu aceito teu convite sem pensar! Um grande abraço

      Excluir
  17. Muito bons estes esclarecimentos. Somos um casal de aposentados e queremos buscar um local seguro para morar já que é impossível aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Já obtive informações suas sobre os invernos em Viseu, seria possível mais uma informação? O custo médio com calefação durante o inverno, que tipo mais eficiente, etc. Desde já lhe agradeço pela gentileza. Parabéns pelo seu blog,tem ajudado muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato!O aquecimento é feito de 3 formas e depende da estrutura do teu apartamento: 1.A/C ou aquecedor de chão que elevam e muito o gasto com eletricidade na média uns 150 a 200 euros mais. 2.aquecedores a gás e este depende da estrutura do imóvel e na minha concepção é o que mais deu certo pra mim. Eu ligo durante 2 horas e desligo. Assim que esfria o ambiente eu ligo novamente e faço isso umas 3x ao dia o gasto do gás aumenta em torno de 60 a 80 euros. 3. A lareira que é o mais comum entre os portugueses mas dá certa sujeira e aquece apenas uma parte do imóvel. Eu tentei as 3 e gostei mais da segunda opção.

      Excluir
  19. Um pouco caro....vc gastar 440 euros só em supermercado em uma cidade que tem um custo de vida mais baixo em relação a outros lugares de Portugal.Mas um ótimo relato...parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato! Na verdade esta é uma estimativa minha. Um grande abraço!

      Excluir
  20. Ola Fernando mais uma vez...td bem? Gostaria de dicas para contratação dos serviços de agua, luz, gas, telefone, internet, etc...como funcionam? Obrigada. Um abraçãoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo! Obrigado mais uma vez. A contratação ocorre por telefone (envia documentos por e-mail -nif e passaporte) ou presencialmente em qq loja dos serviços. As distribuidoras de gás e eletricidade tem várias lojas espalhadas, inclusive na casa do cidadão que é uma espécie de junção ds vários setores que vendem serviços ou produtos de caráter básico (detran, receita, concessionárias de luz,etc). Simples e fácil ligar os serviços.

      Excluir
    2. Ok. Fernando, obrigada, mas vc teria algumas sugestões? Pelo que pude perceber por exemplo, as prestadores de eletricidade são muitas...rs fiquei realmente um pouco confusa quanto a isso!!.. Obrigada sempre pelo suporte! Jo.

      Excluir
    3. Oi Jo, a que eu gostei mais foi da EDP! Eu pedi a tarifa tri-horária. Lembre-se sempre de dar as leituras = passar os números do consumo que ficam no display do relógio.

      Excluir
  21. Acabei esquecendo! estou enfrentando um dilema quanto as escolas, liguei para uma delas e ja fui informada sobre a não existência de vagas! Devido a nossa diferença em relação ao calendário escolar, precisei aguardar minha filha ser aprovada no 3 bimestre para não perder o ano todo, por conta disto, somente agora estamos liberados. Falta o Via Sacra. Vamos ver no que vai dar! Alguma sugestão??? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo! Obrigado pelo contato! Me parece que o Via Sacra também está lotado. Tenho vizinho que tentou lá. O via Sacra fica bem perto de onde moro. Tenta http://www.cicviseu.net/ !Um abração!

      Excluir
  22. Obrigada como sempre!!! Malas prontas agora não tem jeito rs! Um forte abraço

    ResponderExcluir
  23. Ih! Imaculada Conceição havia informado tb que não havia vaga! O que seu vizinho conseguiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo,
      Vi agora que tinha esta pergunta. Me perdoe. Então, o vizinho conseguiu lá mesmo no Imaculada Conceição.

      Excluir
  24. olá e muito obrigado pelas informações.
    Estou planejando minha mudança para Portugal.

    Porém não acho informações sobre pessoas que foram empreender na cidade de Viseu.

    Você poderia tirar umas dúvidas minhas ?

    Novamente obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu fiz um post sobre isso. Um dos últimos deles, mas se quiser poderá me escrever: fe8089@gmail.com
      Um abraço

      Excluir
  25. Olá a todos. Conhecendo agora o site.
    Gostaria de saber se é possível morar em Viseu e trabalhar no Porto. Qual seria a distância e o transporte disponível para fazer esse trajeto. Pergunto isso pois Viseu não têm tantas oportunidades de emprego.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre. 128 km é a distância. Os métodos mais usuais são o ônibus(autocarro em PT-PT) e de automóvel. Quanto a sua pergunta sim é possível, porém terás um gasto extra com transporte e comparando com o salário médio que se ganha em Portugal, não sei se valerá a pena.

      Excluir
  26. Muito obrigado por compartilhar um pouco da sua vida conosco...! sempre de forma muito imparcial, honesta e lúcida...! O Blog é execelente...!!

    Como são as estradas pela área rural do municipio...??

    Tenho como hobby o ciclismo de estrada e aqui no Brasil (interior do RS) as estradas rurais são todas de terra...nada de asfalto...

    Queria saber se em Viseu é igual ao interior da França onde o asfalto passa na frente das propriedades do colonos...??

    Mais uma vez, parabéns pelo bloq...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauren! Obrigado pelo comentário! As estradas rurais são asfaltadas em sua grande maioria e sim, o asfalto passa em frente as casas. Muitaa vezes como na França e o no resto da europa as estradas do interior são estreitas e deve-se ter cuidado. O ciclismo en Portugal não é tão forte como na DE, IT e FR. Abraço

      Excluir
  27. Gosto muito do frio, mas neve atrapalha muito os treinos no inverno, por isso penso em Viseu e na primavera/verão posso ir até os Alpes na França/Suiça/DE e aproveitar um pouco das montanhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Lauren. Os Alpes sem dúvida é um excelente destino.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stela,

      Deixando de lado a parte documental que tanto se frisa na net, o importante no final das contas é ter uma renda que te sustente seja ela através de trabalho seja ela através de algum outro meio. Com uma estabilidade financeira tudo se ajeita. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  29. Gostaria de saber sobre educação como São os Colégios em Viseu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo contato!
      Fiz um post novo sobre isso! O post 70.

      Excluir
  30. Ola
    eu vivo em Setúbal tenciono viver em Viseu, no próximo mês
    mas estou a cursar o doutoramento tenho aulas duas vezes por semana o meu curso e pós laboral
    que opção tem viseu em termo de transportes para Lisboa que eu consiga me deslocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, obrigado pelo contato!
      De Viseu para Lisboa tens as seguintes opções:
      - carro/autmóvel
      - ônibus(autocarro). O terminal rodoviário é mesmo no centro da cidade de Viseu
      - comboio(trem), só que terás que ir até Nelas (34 km) e aí sim de lá poderás chegar na estação Oriente ou Entrecampos em Lisboa.

      Um abraço,

      Excluir
  31. Muito interessante seu post, mas você não comentou sobre o custo dos transportes públicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera. Eu não coloquei pois não uso. Em Viseu, não existe Metro. Existe sim o ônibus/comboio,mas não é algo frequente de ser usado. Eu faço as coisas a pé e quando preciso de carro porque gosto de caminhar. 8 km não é muito pra mim. Obrigado pelo comentário

      Excluir
  32. Muito bom. Qual o custo dos imóveis em Viseu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio,

      O custos dos imóveis são variados para compra. Para aluguel vão de 300 até 700 euros. Obrigado pelo contato!

      Excluir
  33. Olá Carminha,

    Obrigado pelo contato. Vamos lá: o bar pode te dar um sustento ou pode dar dor de cabeça. Em primeiro lugar, as pessoas daqui que na sua maioria são de idade não são fãs de estrangeirismos...portanto se for um bar típico português pode ser que dê mais certo. As pessoas demoram a se acostumar com novos lugares e portanto paciência e persistência. O movimento no centro histórico é bom principalmente no verão onde as pessoas saem mais de casa.

    ResponderExcluir
  34. Olá, parabens pelo Blog.
    Pretendo ir para Portugal - região de Viseu, no Concelho de Resende.
    Qual aeroporto vai me atender melhor, com menos locomoção terrestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado pelo contato! O aerporto mais perto é o de Porto. Para vôos internacionais sua melhor opção será Porto, Lisboa ou Madrid.

      Um abraço

      Excluir
  35. Boa tarde e muito obrigada pelas dicas!
    Estou pesquisando alguns lugares de Portugal para arrendar e posteriormente comprar, estou vendo um terreno em Viseu Baixa p compra, o q vc acha da localização? Pretendo mexer com terra...se possível me responda nesse emai: bnervos@hotmail.com.br
    Grata!

    ResponderExcluir
  36. Olá, estamos pesquisando algumas regiões para morar, aqui somos em.4 pessoas da famifam eu, meu marido é dois filhis, um de 6 e e uma de 13, gostaria de saber sobre o ensino,as escolas, enfim, sobre educacao em.geral.....
    Obrigada pelas suas incriveis observação sobre Viseu
    Lyara

    lyaracl@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. boa tarde, otimo relato.
    Gostaria de saber algumas informaçoes a respeito de emprego se existe oferta na regiao de viseu.
    Caso possa enviar mais informaçoes pelo email:g_ncastro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Estou procurando ligar para morar até final do ano e gostei muito do seu post são tantos lugares que minha cabeça até dói de tanto que já procurei... Viseu era uma das cidades e com suas suas dicas,tá ajudando muito!! Como tenho gemeos de 3 anos ,onde colocar para estudar!! As escolas são de boa qualidade mesmo sendo públicas? Ou melhor opção seria privada mesmo!!Aqui no Brasil estudam na Maple Bear Atibaia ... se puder me dar mais dicas,vou tentar agradecer pessoalmente quando for prai :)
    marlirolim_nascimento@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Olá boa noite ! Sobre empregos, são poucos em Viseu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! obrigado pelo contato! Perto do Brasil são poucos exatamente porque o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e Portugal tem por volta de 10 milhões. Imagina ainda um agravante que é uma quantidade grande pessoas idosas no país.

      Excluir
  41. Muito bom esse Blog!! Obrigado pelas dicas!!! Sou aposentado e pretendemos morar em Viseu. Como é o clima em Viseu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No verão é bom. Alguns dias abafados, mas são poucos. O inverno é chuvoso e longo. A temperatura fica entre 0 e 10 graus. Os dias como em toda europa ficam cinzentos. Esta situação dura em média de Nov até Mar.

      Excluir
  42. Olá! Gostei muito do blog! Tenho pesquisado bastante e Viseu continua sendo minha preferência. Gostaria de saber sobre as escolas primarias...tenho 2 filhos de 6 e 8 anos (2° ano e 4° ano fundamental aqui do Brasil). Quais são as melhores escolas de Viseu?
    Obrigada!
    Meu email é rita.maritan@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, todas as escolas são boas. A diferença entre a pública e a privada são as atividades extras e o prolongamento do horário que na privada é maior. Mas repito, em qualquer das situações vais ter bom ensino para os filhotes

      Excluir
    2. Oi Rita, todas as escolas são boas. A diferença entre a pública e a privada são as atividades extras e o prolongamento do horário que na privada é maior. Mas repito, em qualquer das situações vais ter bom ensino para os filhotes

      Excluir
  43. Olá boa noite estou a procura de emprego pois quero ir embora pra Viseu sou eu meu esposo e minha filha e meu irmão eu já trabalhei como camareira. Em call center meu esposo e predeiro puxador é tamos com muita vontade der ir embora pois aqui está muito difícil. Se vc puder dar umas dicas sobre emprego e moradia. Desde já agradeço muito .

    ResponderExcluir
  44. Olá gostei nuuto do blog. Gistaria que voce falasse sobre emprego em Viseu. Meu filho é programador de jogos.

    ResponderExcluir
  45. Adorei as dicas. Pretendo me mudar do Brasil para Portugal Viseu.

    ResponderExcluir
  46. Parabéns pelo post me ajudou muito, estou me programando para daqui a 2 anos ir com esposa e filha quem sabe tomamos um café aí em Viseu abc!!!!

    ResponderExcluir
  47. se eu arrumasse um emprego ae de porteiro em qualquer empresa , eu ia me embora para viseu , mais se tiver oportunidade de emprego ae , meu contato e (089)98129-2115 meu zap ae , Abraços....

    ResponderExcluir
  48. Olá como são as oportunidades de emprego para mim e faculdade para minha filha.
    Abraços
    Janaina

    ResponderExcluir
  49. Quais as melhores cidades o freguesias não sei como é chamado aí para se morar em Viseu ??e tem metrô ou transporte é só carro e ônibus???

    ResponderExcluir
  50. Fica uma distância muito grande para se ir a Porto ou Lisboa

    ResponderExcluir
  51. Muito interessantes suas informações. Gostaria de saber se houve muito variação para hoje. Grata

    ResponderExcluir