quinta-feira, 30 de julho de 2015

1. Pesquisa x Escolhas

As escolhas fazem parte da vida certo?


Mas escolher o lugar do seu futuro nem sempre é uma tarefa fácil mesmo tendo todas as informações disponíveis a um toque de um dedo pela internet. Apesar disso, eu pensando que já tinha feito escolhas acertadas fiz o caminho que muitos brasileiros de minha idade tentam: Emigrar aos países mais bem falados em listas de qualidade de vida, economia e segurança! Achando que eu tinha as cartas na mão tratei de fazer processos imigratórios, desvendar com afinco possibilidades de cidadania ( o que acabou virando um trabalho) e por fim estabelecer critérios para escolha de futuros lares para minha familia. O que era para ser uma decisão acertada, acabou não dando tanto certo para nós porque depois de visitar e experimentar, vi que o que importa, pelo menos na nossa visão como família e digo isso dentro da minha perspectiva, são outros fatores que talvez não fossem tão importantes antes ou eram simplesmente ignorados. Claro que tudo seria diferente se fosse solteiro ou em outra situação que não a minha atual, mas também emigrar em casal e com filho/os é importante que todos se sintam a vontade e bem com a escolha, pois isso é uma decisão que afeta a vida de todos as pessoas ao seu redor e nisso inclu-se mãe, pai, sogra, sogro, irmãos e cunhados, irmãs e cunhadas, primos, primas, tios e tias e outros entes queridos, sem contar que nossos verdadeiros amigos apesar de quererem nosso bem acima de tudo também sentirão nossa falta.
Minhas idéias começaram com aquela viagem aos EUA e admito que este foi o primeiro lugar que pensei para ser meu futuro lar e sonhei com ele algumas vezes na vida. Como já relatei aqui, não queria uma solução temporária e sim uma mais concreta aos poucos fui me desligando disto e começei a olhar para outras possibilidades. Elenquei alguns possiveis candidatos e exclui os que menos me identificava e explico os motivos:

- Países africanos - Apesar destes países possuirem beleza fascinante e um clima bom, eles são como o Brasil com muitas desigualdades e também nunca me encantei por algum país da África que embora eu não conheça eu leio muito sobre. Leio mais agora principalmente depois de ter um contato maior com Angola pois existem muitos angolanos em Portugal.
- Países asiáticos - Organizados e donos de uma cultura riquíssima mas de hábitos talvez diferentes  demais dos nossos e sem falar no idioma. Definitivamente não era minha praia.
- Oriente Médio - Até cogitei Israel, Emirados Árabes pois são países ricos em infra estrutura e donos de grande poder econômico, mas nunca me identifiquei com estas culturas e tem a questão de serem áreas de conflitos bélicos.
- América do Sul - Sempre me encantei pelo Uruguai e acho um país fenomenal e ele ainda está em minha lista. Argentina e Chile também são países muito bons mas o Uruguai na minha opinião é um local mais calmo e menos tenso politicamente e economicamente.
- América Central -  Calor demais... tanto calor que eu não aguentaria.

Sobrou então:

Países da Oceania - Nova Zelândia e Austrália
Países Europeus
Países Norte Americanos

Deste países vou explicar na página aqui as oportunidades de emigrar e os motivos pelo qual eu não optei por alguns.

Dentro tudo, hoje vejo que para uma boa adaptação para mim são os seguintes fatores:

- Clima bom - sol na maior parte do ano e temperaturas agradáveis. Gosto do frio mas não um frio exagerado com nevascas ou um clima muito chuvoso na maior parte do tempo.
- Gastronomia boa -  como todo brasileiro da região sul, sou fã de carne e este é um prato indispensável na minha vida. Portanto gastronomia boa para mim é aquela rica em carnes.
- Preços acessíveis sob nossa ótica -  minha idéia é que quem vem com família pelo menos tem uma reserva guardada e esta reserva deve valer por um bom período, então nada mais acertado que tentar um lugar onde seu suado dinheiro valha mais e te de mais poder de compra no inicio, pois é onde irá mais precisar. A fase de adaptação é difícil e também onerosa.
- Proximidade de facilidades - supermercados fartos de produtos, comércio aberto nos fins de semana
- Infra estrutura -  Estacionamentos, rodovias, ruas largas, transporte público e aeroportos próximos.
- Lazer - Parques, Shopping Centers, Lojas, Fácil acesso a pontos turísticos, fácil acesso a outras regiôes nacionais ou internacionais.

Detalho minha experiência pessoal sobre estes fatores em uma próxima postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário