quarta-feira, 29 de julho de 2015

Morar em Viseu

Cansado do Brasil? Esse blog é para os brasileiros que querem um lugar melhor para viver. Um lugar com clima muito agradável, cheio de lugares de compra e com uma gastronomia ótima incluindo aí o famoso CHURRASCO que é um prato apreciado por aqui e por este blogger que vos escreve.



Porque Viseu e porque Portugal?? 

1. O começo de tudo

Vamos lá eu abrindo meu íntimo e coração aqui, e acho que talvez pessoas possam se identificar com o relato.


Tudo começou em 2008 quando fui pela segunda vez realizar uma viagem a Disney e a Miami...deve estar se perguntando mas o que os Estados Unidos tem com isso??? Respondo mais detalhadamente a seguir: Tem TUDO e NADA. Tem tudo com isso pois foi lá que percebi um mundo diferente ao qual estava acostumado, de pensar como seria a vida fora do nosso país, o motivo pelo qual eles tinham tanto em termos de comércio, infra-estrutra, riquezas e bens e nós não tinhamos tanto ou não partilhavamos da mesma qualidade de opções e produtos. Claro que chegando em território norte americano no ano de 2008, pois já tinha estado lá em 95 quando tinha 15 anos, foi tudo tão surpeendente e tão mágico que ficou uma vontade em mim de ainda tentar um dia morar fora. Se passaram os anos e o Brasil estava em euforia e muitas vezes eu voltei para Orlando para passar férias e tudo era ótimo, mas...sempre tem um "mas" não é mesmo??? Tudo começou a ficar claro também que as chances de ter residência lá POR MEIOS LEGAIS e DEFINITIVOS era demasiadamente inviável. Consultei várias pessoas e advogados de imigração e via que era difícil tentar um plano de imigrar sem arriscar muito dinheiro ou muito tempo sem a chance de trabalhar. Primeiro pois já era (ainda sou) casado e não poderia pedir o visto pelo casamento com cidadão americano, segundo pois não tinha e não tenho UM MILHÁO DE DÓLARES para tentar o visto de investidor EB5. Surgiu ainda a possibilidade do visto de empresário L-1  e o E-2 (estes somente para algumas nacionalidades)  mas mesmo assim era muito arriscado pois o visto dura um ano ou dois e sempre existe uma probabilidade de dar errado na renovação, pois os critérios são duros e pelo que me pareceu o negócio teria que despontar já no primeiro ano o que na minha cabeça é uma tarefa árdua pois os negócios sólidos demoram a dar certo pois eles são como bebês... cria-se com muito carinho e os passinhos próprios demoram a acontecer e sempre necessitam de uma correção ao longo de um bom período. É possível ainda o visto de estudante F1 que a maioria dos brasileiros opta, pois é mais barato e também é uma situação paliativa até se criar uma network e tentar outros caminhos já estando lá. O problema deste visto é que não se pode trabalhar legalmente e muitas pessoas fazem isso de maneira ilegal pois o visto de ESTUDO é para ESTUDAR SOMENTE...seja inglês ou outros cursos ao qual se deseja fazer. Tem ainda o visto de trabalho temporário H1B, mas também é uma situação paliativa embora com dual intention (pode se tornar um visto permanente depois de um tempo preenchendo alguns requisitos) ele tem sempre um risco de após o contrato de trabalho terminar, você se ver na situação de deixar o país imediatamente.

Me sobrou então outras opções, que aos poucos fui analisando e que o leitor pode ver na postagem 1, 2 e 3 deste blog. Portugal na minha opinião preencheu os requisitos por mim elaborados. A vida é muito boa, o povo é muito receptivo e todos os serviços funcionam bem. Um lugar de clima bom, com bastante atrativos e perto de tudo. A vida ainda aqui é muito barata e vou dedicar uma postagem só para isso, com preços de mercados, imóveis, restaurantes e tudo mais. Se você precisar auxílio em sua decisão este blog certamente deverá ajudá-lo.

10 comentários:

  1. Olá, muito bom este blog! Obrigado por compartilhar as suas experiências.

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog por acaso e estou encantada. Cada dia que passa tenho mais vontade de sair do Brasil e Portugal é minha primeira escolha. Agradeço por dividir com todos as suas opiniões e te desejo muito sucesso aí!

    ResponderExcluir
  3. Morei em Lisboa 20 anos, desde 1990. Vi o desenvolvimento e a modernização deste país crescer. É tudo verdade. Apenas tive que voltar por causa das crise, muitas empresas fecharam e eu fiquei desempregada. Mas... talvez voltarei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Teve uma crise muito forte! Mas ainda sim é um país muito desenvolvido em termos de estrutura.

      Excluir
  4. Também achei seu blog ao acaso e adorei! Passei a considerar Viseu fortemente rs, pois tenho cidadania e assim que resolver todas as pendências pretendo morar em Portugal. Quais os melhores bairros para morar em Viseu, que seja perto de tudo e não tenha que depender tanto de carro, ou aí é imprescindível? Há boas livrarias? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, obrigado pelo contato! Eu gosto do Viso Sul, Fontelo, Quinta do Galo, Quinta del Rey, Ranhado e Abraveses! Um abraço

      Excluir
  5. Opa... Obrigado pelo blog! Acabei de obter minha cidadania portuguesa e estou iniciando estudos para emigrar em 8 anos, com esposa (ambos aposentados na ocasiao) e dois filhos em idade de iniciar uma faculdade.
    Vou agora viajar na sua viagem! :)

    ResponderExcluir