quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

19. Depois do sumiço...a volta! Eu precisava ver como é!!!!

Depois de ficar sem escrever eu volto aqui no Blog para contar o que eu fiz neste mês de novembro. Na verdade, foi uma coisa que eu precisava fazer pois tinha uma vontade muito forte de concluir aquilo que tinha começado e experimentar junto com a familia um pouco da vida canadense e claro aproveitar um pouco o meu empenho na obtenção do status de residente permanente no Canadá e posso lhes dizer.... REALMENTE o país é um lugar fantástico e com mais cara de oportunidade que o "velho mundo"...mas CALMA eu ainda também sou apaixonado por este lugar abençoado que é Viseu em Portugal.
Voltando ao assunto, o Canadá realmente surpreende pois é muito similar aos EUA em vários aspectos mas também traz um pouco da nostalgia daqui da Europa. Muito moderno e com uma infra estrutura fantástica e também com uma gama de ofertas de consumo muito grande. É um país de consumo...muito mais que aqui e é o velho "american dream" se manifestando mesmo que de maneira mais conservadora. Eu fui na verdade para fazer o landing e requerer meu status de residente permanente pois fazia parte do processo ao qual iniciei em 2014. As etapas foram todas bem tranquilas, sendo nesta ordem:
1 - Vôo e preenchimento do formulário aduaneiro
2 - Recepção do agente com a conferência dos passaportes com o visto de imigrante e também do papel de Confirmação de Residente Permanente. (São documentos que o consulado canadense te dá uma vez que seu processo é concluido)
3 - Recepção de outro agente que faz a parte de inserção de dados no sistema e algumas perguntas corriqueiras de segurança perante as autoridades canadenses.
4 -  Aproveitei e já fiz os números de segurança social no próprio aeroporto. Os "SIN" identification numbers.
5 - Uma ida ao Welcome Centre com papéis e informativos de Boas Vindas e alguns formulários para seguros sociais e de saúde ao qual já se passa a ter direito (dependendo da província tem um tempo de carência)
6 - Recolha das Malas
7 - Recepção pelo fiscal aduaneiro que olha o preenchimento do formulário e em caso de dúvidas pode conferir a bagagem.

Tudo isso foi tranquilo e melhor do que esperado. O Canadá é um país que apesar do frio tem muito a oferecer e também tem muitas opções de compras e restaurantes. Supermercados, lojas, shoppings, farmácias e variedade de alimentação ao estilo americano. É realmente um estilo de vida diferente daqui, é um estilo de vida mais dependente do consumo e também mais acelerado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário