quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

37. Lisboa e o Trem que na verdade é Comboio!

Olá leitores,

Hoje dia 21 de dezembro, tive que ir à Lisboa! Desta vez eu fiz diferente, utilizei o trem (comboio em PT-PT) que aqui em Portugal é muito seguro, confortável e barato. O transporte é fácil de utilizar e as passagens podem ser compradas com antecedência neste site. Segue modelo de passagem ida-volta abaixo que é enviada via -email caso a compra seja realizada online:
O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito, paypal ou cartão de débito. Como moro em Viseu, as estações mais perto de mim são as de Nelas e Mangualde. Escolhi a de Nelas pois acho aquela cidade muito bonita e o trajeto até lá também. Como saí pela manhã, a geada tomou conta dos carros e também da vegetação. Nesta época do ano, temperaturas perto de 0 graus são muito comuns. O trem é espaçoso e silencioso, os bancos são bons e tudo é bem conservado, se os aviões fossem assim, seria uma maravilha. Segue fotos do interior do trem(comboio) e da estação em Nelas:





Das vezes que fui, usei sempre o intercidades ou IC para ir até Lisboa, pois não é preciso baldear em nenhum ponto. O valor da passagem saiu 35,5 euros o que fica mais em conta que ir de carro pois tem o gasto da gasolina que consome em média 40 euros + portagens (pedágios) até lisboa que dão em torno de 36 euros indo pela A25 e em seguida pela A1. Aproveitei a WIFI gratuita que é disponibilizada aos passageiros em todos os vagões (carruagens) para pesquisar algumas coisas e também para responder alguns e-mails, pois os bancos também contam com mesas de assento. Cabe ressaltar que o transporte possui um vagão destinado para cafeteria/bar (cafetaria).

Companheiro de viagem ligado na wifi do trem!
Parei na famosa estação do oriente em Lisboa que fica em frente ao Shopping Vasco da Gama. O shopping e a estação são ligados por acessos subterrâneos, por pontes acima da Avenida Dom João II que corta os dois pontos e também logicamente por uma faixa de pedestre. O shopping fica no famoso Parque das Nações, um lugar fantástico e muito lindo em Lisboa.Vale a pena conhecer! Lisboa está uma cidade moderna e cosmopolita. Engraçado que antes de conhecer Portugal, sempre tinha a idéia de que o país era velho e cheio de ruelas como nos centros históricos de cada cidade, mas a verdade é que o país está moderno e com uma quantidade enorme de turistas e residentes vindos do estrangeiro. Ouvi muito português do Brasil nas ruas, muito português de Angola, mas o que mais me impressionou é a quantidade de jovens e turistas europeus nas ruas. Ouvi bastante a língua alemã e também o inglês. Segue fotos:




Para os tripulantes de comboio de primeira viagem, a estação do Oriente por ser muito grande pode causar certa confusão. O mais importante é verificar no bilhete o número do trem, destino e horário previsto de partida/chegada que no meu caso era IC 515, para depois olhar nas telas de chegadas e partidas (existem muitas na estação) a linha (ponto) em que se deve aguardar o trem (comboio). A estação tem 8 pontos ou linhas (PT-PT), então é só acompanhar as placas. Segue foto da linha 5 que foi a que eu peguei:


No mais, Lisboa é realmente fantástica e linda, mas eu me acostumei com Viseu. Viseu é uma cidade espetacular e cada vez que viajo para outros lugares vejo o quão abençoado sou de ter a oportunidade de lá morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário