segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

43. Segurança x vandalismo 0!

Olá leitores,

Hoje, continuando a afirmar o que venho postando nas últimas publicações, gostaria de compartilhar com vocês fotos que mostram situações cotidianas aqui de Viseu. Como já falei anteriormente, venho de uma cidade que tinha em volta de 110.000 habitantes no sul do Brasil. Era comum, roubos ou destruição de caixas eletrônicos ATM que ficavam dispostos dentro dos bancos ou de estabelecimentos comerciais. Fato este, que gera muita  precaução tanto por parte dos bancos como por parte dos usuários destes. O que tenho como cotidiano aqui em Viseu é totalmente o oposto; e vejo que também a preocupação com a famosa "saída de banco" não é uma coisa que os moradores vivenciam ou tem em suas convicções como sendo uma situação padrão. 

Para provar, hoje pela manhã e ontem à noite, fotografei os caixas eletrônicos (multibanco em Pt-Pt). Estes mesmos ficam dispostos para fora dos bancos ou comércios, ao ar livre, sem que isso seja motivo para roubos e vandalismos. Segue fotos: 

Intactos e funcionando!
Aproveitando a foto: O preço do café com pastel de nata é este mesmo 1,2 euros!
Outra coisa que me deixa muito feliz é a consciência ecológica e também a consciência social das pessoas e da cidade. Os bancos públicos, lixeiras públicas e todas as placas de sinalização são conservadas. Não sei por quantas vezes, vi nas cidades brasileiras bancos públicos quebrados, lixeiras quebradas e também placas de sinalização destruídas e os jardins geralmente não aguentariam muito tempo arrumados sem um típico ato de vandalismo. Outra coisa que é comum é ter os semáforos funcionando com energia solar. Este painel solar, fica livre de proteção, com certeza já estaria destruído ou furtado no Brasil. Segue fotos:

Painel solar no semáforo!
Para quem é religioso e convicto! A Santa fica sem proteção em plena avenida e sem qualquer problema quanto ao vandalismo!

Lembrando que as fotos foram feitas hoje! É inverno e o dia está assim, muito ensolarado!


Um comentário: