terça-feira, 8 de agosto de 2017

60. Custo mínimo para abrir e manter uma empresa em Portugal

Olá leitores,

Todos me perguntam esta informação do título. Passo o que sei pela experiência diária vivida. Os custos abaixo são para um empresa de um funcionário só, ou seja, somente o dono dela. Tive empresas no Brasil por 17 anos e por isto posso comentar o tema com certa facilidade, pois no geral é bem parecido.

Uma empresa exige 360-400 euros para ser montada. (CNPJ-CONTRATO SOCIAL)

Para ter crédito junto aos bancos, o ideal é ter um capital social acima de 5000 euros.

A contabilidade em Portugal é organizada e diferente da do Brasil muito mais controlada. O que entra e sai da conta bancária tem que ser contabilizado. A contabilidade é feita de uma maneira como o SPED no Brasil. Se o leitor não conhece o termo, sugiro pesquisar.

A empresa pode ser aberta em um endereço onde o proprietário resida, contanto que não seja uma empresa que precise receber público consumidor (como no Brasil – alvará - zoneamento para comércio varejista e etc).

O custo mensal, mesmo sem receita será de no mínimo dos mínimos para um administrador/gerente/dono único = 123 euros (contador) + 193 euros (Segurança social/nosso INSS). A empresa não poderá ser aberta e logo fechada. O que muitos "empreendedores que não tem nacionalidade UE" tentam é abrir um empresa que te dará um ano de residência legal em Portugal –e a partir daí tentar arranjar emprego e acredito que 80% não conseguem um emprego ou não conseguem um emprego que pague as despesas pessoais e da empresa, portanto pensem bem na gastança que é abrir e manter uma empresa.

Ainda terá taxas anuais de 90 euros para programa de emissão de faturas (NF) e um seguro obrigatório acidente por cada empregado que será de no mínimo anual de 110 euros. Despesas com renovação de registro junto a conservatória de registo civil (nossa Junta Comercial) que girará em torno de 100 euros ano.

Quando a empresa exerce uma atividade controlada, prepare-se pois as licenças podem variar até incríveis 5000 euros ano. Quanto mais próximo de produtos médicos/alimentos/meio ambiente/transporte for o seu comércio mais normas regulatórias ele precisará. Prepara-se também para o tempo de espera para obter tais licenças que podem demorar até 1 ano e meio.

O imposto de renda é cobrado uma vez ao ano e é deduzida TODAS AS DESPESAS COMPROVADAS que tens no nome da empresa e pagas somente um percentual do lucro que será em média 21%.

Fazendo um resumo básico:

360-400 abertura 

5000 Capital social

300 euros mes – manutenção da empresa por mês para um sócio e sem empregados

90 euros ano – programa de notas fiscais eletrônico

110 euros ano – seguro de acidentes para o administrador ou para cada sócio se for mais de um

100 euros taxas diversas empresa

?? Licenças para exercer.


3 comentários:

  1. Sim, a qualidade de vida em Viseu deve ser bem alta. Uma pergunta, com tanta floresta ao redor da cidade, não existe problemas com incêndios florestais? Assisti no noticiário a algumas semanas, incêndios que causaram tragédias em Portugal, existe esta possibilidade em Viseu? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigado! Portugal toda está em alerta. Na cidade não temos este problema. Geralmente os incêndios ficam mais próximos a zonas menos habitadas.

      Excluir