sexta-feira, 27 de outubro de 2017

62. A importância dos "papéis"


Olá leitores,

Ando meio sumido pois estou com muito trabalho de pesquisas genealógicas. Mas o tema que gostaria de abordar hoje é a importância do "papel" e o motivo disto é simples, recebo muitos questionamentos sobre como se dão processos de vistos, nacionalidade ou ainda pedido de documentação sobre qualquer assunto no estrangeiro e o segredo para isso:
- Ter a consciência que sem a documentação apropriada não se faz nada, ou seja, terás que ter os "benditos papéis" que te levarão a ter outros papéis, que no caso, leia-se DOCUMENTOS.

Exemplos clássicos:
Cliente/Leitor: Ah, eu sou descendente de italianos, moro numa cidade italiana, minha avó cozinhava polenta todo dia e tenho fotos, além de um sobrenome italiano. Diz a minha família que meu bisavô italiano veio fugido da guerra mundial. 

Resposta: Por incrível que pareça, acho que a maioria das pessoas não conhece as datas das guerras mundiais, pois a imigração italiana para a América se  deu principalmente no FIM do século XIX e portanto nada tem a ver com as guerras mundiais e o fato da guerra, por mais interessante que seja contar isso em nada se relaciona com o pedido de nacionalidade italiana. Outra questão que as pessoas não entendem (ou não querem compreender) é que não adianta contar lindas  histórias sobre os nonos/bisnonos se elas não possuem papéis -DOCUMENTOS- que provem que o nonos/bisnonos eram de fato italianos. Estes documentos são certidões de estado civil (nascimento, casamento e óbito) de todos as gerações desde o italiano até chegar ao solicitante além de documentos que provem que este/es italiano/os nunca perdeu/eram a nacionalidade italiana antes do nascimento da primeira geração em solo estrangeiro (Brasil incluso).

Cliente/Leitor: Eu sou bisneto de português, minha família é de uma cidade que foi um pólo de emigrantes portugueses e eu como bacalhau quase todo dia.

Resposta: O fato de comer bacalhau todo dia, não influi em nada sobre o pedido de nacionalidade portuguesa. O que conta são os PAPÉIS, ou seja, a comprovação que de fato tens a ascendência portuguesa e para isso deverás ter em mãos e não apenas em pensamento, TODAS as certidões de estado civil desde o português até o solicitante. Lembrando que DOCUMENTOS dos EMIGRANTES devem ter sido sempre emitidos pelo governo onde o emigrante era nacional. DOCUMENTOS DO BRASIL atestando que um antepassado era PORTUGUÊS/ITALIANO/JAPONÊS, SÍRIO,... de nada servem.

Cliente/Leitor: Olha, eu ouvi dizer que chegando no consulado as coisas são fáceis. Mostro meu passaporte e o visto é concedido.

Resposta: Vá lá e tente!!!! Não existe um pedido de visto sem uma base documental que comprove cada ponto das exigências determinada pela legislação do país que emite tal visto. Os consulados geralmente tem processos "automáticos" que analisam da seguinte forma: Conforme = OK vai para segunda fase / Não conforme = Devolvido ao solicitante.

Cliente/Leitor: Soube que se eu for diretamente no órgão competente aonde eu pretendo ter algum documento tudo se resolve mais fácil.

Resposta: Esta pergunta é geral por todos aqueles que me questionam sobre algum documento no estrangeiro sejam eles: reconhecimento de diplomas, inscrição fiscal (NIF, Codice Fiscale, Steuernummer,..), número de utente, tessera sanitaria, Krankenversicherung, autorização de residência, permesso, Aufenthaltstitel, etc. Para qualquer ATO é necessário antes de mais nada DOCUMENTOS devidamente prontos para serem exibidos/enviados para  assim, através destes se obter aquilo que se necessita. Portanto, somente com uma "conversinha" fiada nada se resolverá.

Portanto, a conclusão é de que do NADA vem NADA. Somente aqueles que tem comprovação DOCUMENTAL conseguem instruir processos de nacionalidade, vistos e outros. Sem isso, não adianta falar, brigar ou argumentar ou até mesmo recorrer ao "Senhor". Cada pedido dos citados anteriormente tem suas peculiaridades quanto a pré-procedimentos diversos como TRADUÇÕES, EMISSÃO de novas vias da documentação civil, prazo de apresentação, requerimentos, prazo de retirada, confirmações e taxas. LEIA SEMPRE COM ATENÇÃO todos os informativos e formulários oficiais. NÃO ACREDITE EM CONTO DE FADAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário