sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

68. Gravidez em Portugal - como funciona o sistema de saúde português para grávidas

Olá leitores,

Um tópico que pode agradar em muito as futuras mamães é este que faço hoje. Minha esposa está grávida novamente. Temos um filho lindo e este bebê que está por vir com certeza também nos trará muitas alegrias.
No item - crianças e cuidados de saúde - posso afirmar que esta nossa experiência com o sistema escolar e o sistema de saúde português está sendo fantástica.
Meu filho em janeiro entrou na creche pública, onde a mensalidade é de 27 euros e a qualidade tanto de infraestrutura quanto educacional é muito boa, acima da média comparando com as opções que tínhamos antes na nossa cidade natal que era Balneário Camboriú, SC. Apenas para dar um panorama deste item que não é o foco do tópico, o horário da creche é das 9am e de saída 16pm. O pequeno almoça e lancha na escola.
Voltando ao assunto de gravidez, o processo é o seguinte nos centros de saúde:
Demorou bastante para nos ser designado um médico de família e isso ocorreu somente em 2016. Demos entrada na inscrição no centro de saúde em 2015, e tivemos que entrar na fila para conseguir um médico de família. Nunca, nem eu e nem a esposa tivemos a necessidade de utilizar o sistema de saúde, pois graças ao bom Deus somos bem saudáveis. Meu filho usou em algumas ocasiões a urgência e sempre foi bem atendido e rapidamente diagnosticado, e claro que a custo zero.
Posso lhes garantir que o sistema em si é rápido para atendimento desde que teu caso seja mesmo de urgência, as filas ocorrem justamente para aqueles que apesar de querer ser atendidos na urgência ainda não tem diagnóstico para tal, pois aqui em Portugal a triagem é feita logo na chegada do hospital pelo sistema de Manchester.
Com tudo em dia no posto de saúde, minha esposa apenas apresentou o exame de sangue para gravidez. O exame neste caso, pagamos particular e custou-nos 20 euros, estávamos desconfiados e resolvemos logo fazer.
Chegando no posto de saúde com este exame, logo já lhe marcam uma consulta com o médico de família. Neste dia da consulta, lhe é preenchido dois documentos:


Interior do "livreto" da grávida. Peculiar que anotam se a grávida possui carro e também a cadeirinha do bebê. É importante para organização do SNS com a grávida.
e abaixo, uma declaração do médico para que a grávida tenha isenção de qualquer taxa moderadora (comparticipação) no Sistema de Saúde Português. Esta taxa moderadora é aplicável as pessoas adultas e que estejam em condições financeiras para pagar. Para ter atestado de isenção, precisa comprovar perante a segurança social que vives mesmo em uma determinada condição econômica.


São interessantes as consultas pois sempre se é atendido primeiro por uma enfermeira e depois pelo médico. É sempre realizado um exame de urina, tipo um teste rápido, ao qual a enfermeira analisa a urina da grávida.
Importante ressaltar que passei por e-mail todos os exames, dados de vacinação e dados da primeira gravidez da esposa e é claro os nossos(meu e filho). Tenho todos os nossos documentos e exames digitalizados, todas estas informações foram introduzidas no sistema do SNS português. Eu também tenho acesso, através de um portal a muitas informações e inclusive com a possibilidade de marcações online de consulta com meu médico de família. O usuário do portal, poderá consultar suas informações pessoais, cadastrais de saúde e ainda realizar serviços. Abaixo a aparência deste portal que é acessado através deste link. Terás que antes ter realizado um cadastro através da internet para ter acesso pleno ao mesmo.


Abaixo a requisição do exame de ultrassom, ao qual temos acesso via internet e também recebemos comunicado via SMS e logo abaixo a imagem do nosso bebê. Não tive que até o momento desembolsar nada. O pré-natal está sendo sem custos.
Importante falar que a qualidade dos equipamentos no Hospital São Teotónio em Viseu são de excelente qualidade e o hospital é muito bem conservado, mesmo sendo público.



Para aqueles que queiram pedir o "bolsa grávida" ou melhor o subsídio pré-natal deverão apresentar este documento aqui:


O médico nos deu, mas logicamente eu não irei pedir, pois existem ter muitas mamães que realmente precisam deste dinheiro extra. Maiores informações consultem aqui. Lembre-se que para ter acesso aos serviços da segurança social, o cidadão deverá estar inscrito na mesma e deverá ter um escalão definido. O escalão nada mais é que a classificação econômica do utente(pessoa inscrita) feita pela SEGURANÇA SOCIAL que ira realizar uma análise DOCUMENTAL para isso. Se desejar, pode-se ter muitos dos serviços realizados de maneira online sem a necessidade de se deslocar aos postos de atendimento da Segurança Social, que estão sempre com muita fila. O acesso ao portal pode ser feito aqui. Terás que antes ter realizado um cadastro através da internet para ter acesso pleno ao mesmo.

Resumo da timeline, lembrando que todas as consultas e informações são registradas online no sistema SNS, tendo assim uma base de dados muito importante, tanto para o sistema, quanto para os médicos e enfermeiros, quanto para paciente:

- dez/2017 - exame
- dez/2017 - 1a. consulta com pedidos de exames de sangue. Os mesmos foram realizados sem custo e podem ser feitos em qualquer estabelecimento conveniado com o SNS, sendo estes privados ou não.
- dez/2017 - 2a. consulta com entrega dos exames. Pedido (foto já publicada no texto acima) do exame de ultrassom. O mesmo foi realizado sem custo e foi feito no Hospital São Teotónio.
- jan/2018 -  recebimento da carta informando que o usuário(grávida) deverá comparecer no Hospital para uma Anamnese com o enfermeiro encarregado do pré-natal. São anotadas muitas informações no sistema, através de questionário realizado. O enfermeiro marca o exame de ultrassom.
- jan/2018 - Realização do exame de 12 semanas. Resultado na hora.
- jan/2018 - 3a. consulta médica e entrega do cronograma abaixo, já com os procedimentos todos pré-determinados e esta informação consta no sistema on-line.










Nenhum comentário:

Postar um comentário