sábado, 3 de fevereiro de 2018

69. Sanando as dúvidas do custo lazer - viagem dentro da UE

Olá leitores,

Hoje falarei sobre o custo real de uma viagem de Portugal para outro país europeu e que foi por mim realizada e minuciosamente computada. Sei que existem muitos vídeos, muitos comentários nos informando que as viagens dentro da UE são extremamente baratas. Sob o ponto de vista da realidade dos que já viajam aos EUA estando no Brasil, pode ser que isto soe mesmo barato. Mas sob a ótica, de quem vive em Portugal e ganha um salário mínimo português isto pode soar um pouco fora do orçamento. A média que os blogs/vlogs nos passam é sempre uma média otimista. Eu gosto não só de falar, mas de mostrar notas fiscais e detalhar os gastos. 
Ainda comentando o post número 67, acabei de ver que muitos vendem a idéia de que a energia e gás o custo médio mensal é de 40 euros. Eu simplesmente não consigo fazer isso, e portanto peço que leiam este post atentamente e tirem suas conclusões.





Vamos lá:

Faz 2 anos que não tiro férias em família. A última foi em 2015 para os EUA. As viagens que fiz para Alemanha ou Itália em 2016 e 2017 foram a trabalho.
Decidimos ir para o meditarrâneo, precisamente em Alicante na Espanha. Os meus pais estavam lá e a esposa tem uma amiga morando lá também. Pois bem, primeiro passo foi alugar uma residência/apartamento onde pudéssemos cozinhar e viver uma experiência mais econômica e também mais próxima do que vivemos em casa. Aluguei um apartamento pelo famoso AIRBNB e a príncipio tudo certo. Decidimos ir de carro, porque sai mais barato que uma passagem de avião para 3 pessoas. Teríamos o custo do carro de Viseu até Porto, o estacionamento do mesmo nos dias que estivéssemos fora e ainda teríamos que enfrentar longas horas de aeporto, pois os vôos são Porto - Madrid/Barcelona / Madrid/Barcelona - Alicante. Ainda ficaríamos sem carro lá, o que nos daria menos liberdade.
Primeiros gastos:

50 euros para encher o tanque
272 euros no Airbnb (foto do recibo)



Para economizar fizemos lanches para comer durante a viagem de 876 km (segue mapa abaixo)
A estrada entre Portugal (A25) e Espanha é super tranquila, muito boa e também um pouco deserta.  As áreas de serviço (postos de gasolina com cafés) são super equipadas e parei logicamente para um café. Segue fotos:






O café custou um 1 euro.

Ao chegar em Madrid ainda tínhamos combustível e decidimos parar no Ibis, pois o pequeno já estava entediado. O Ibis Hotel Fuenlabrada é bom porém os quartos ficam muito quentes, o que nos obrigou a abrir a janela durante a noite e pegar o início de um resfriado. Nos custou 56 euros. Parei para um café na estrada e na rota entre PORTUGAL x DESTINO tem alguns pedágios conforme as notas que seguem, teve um que não consegui o recibo, ao qual custo 13.55 euros.






Quero mencionar que no caminho vemos as mais variadas paisagens na estrada. Dos campos rochosos de Portugal, prados espanhóis de Salamanca, paisagem montanhosa e nevada de Ávila, modernidade de Madrid e paisagem mais clima mediterrâneo no sul da Espanha.






Achei muito bonita a cidade de Getafe, província de Madrid e lembrou bastante o Canadá e os EUA. Muito consumo, prédios novos e casas conjugadas/em banda(pt-pt) ao estilo americano. Espanha tem um apelo muito mais consumista que Portugal, tendo vários restaurantes e lojas em cadeia como: El Corte Inglês, TGI Friday´s, KFC, Starbucks, Toys R Us e etc. Na foto, uma parada para visitar o El Corte Inglês e comer uma pizza em família no Papa John´s que por sinal é muito bom.





Chegando em El Campello-Alicante, me deparo com o apartamento alugado da Airbnb. Eu achei o prédio velho, mas até aí normal. O apartamento não era ruim, mas não tinha aquecimento e realmente isto nos faz falta mesmo quando estamos no mediterrâneo. Confesso que passei frio e logicamente o pequeno ficou gripado. Este apartamento tinha referências boas, mas o cheiro de fossa era algo que incomodava. Segue fotos:






Aqui segue notas de supermercado. Teve ainda uma nota de 41 euros que não consegui achar o recibo. Eu não almocei fora, fizemos as comidas sempre em "casa". Comprei um brinquedo pro meu filho e sai para alguns cafés no centro da cidade de Alicante e Elche. Segue fotos e notas:















Eu tinha alugado para mais noites, porém a febre do pequeno me fez voltar e confesso que dei graças a Deus de sair daquele apartamento frio. Estas foram as minhas "Férias Frustradas" como aquele filme dos anos 80 com o engraçadíssimo Clark Griswold.

Na volta como nas fotos acima, mais pedágios e mais dois tanques de gasolina. Na viagem de ida, meu carro já tinha uma reserva quando abasteci.

Somando os valores e contando com os preparativos da viagem: lanches pré-feitos, compras no supermercado, etc... a viagem nos custou uma média de 850 euros.

Peço que o leitor leia com atenção e tente compreender que talvez o real custo de uma viagem dentro da Europa, não seja assim tão baixa comparando com os salários que aqui se ganha. Minha realidade é de 3 pessoas, não poderia dormir em Hostel e nem comer pão com manteiga a viagem toda e muito menos ir de carona/boleia(pt-pt) e dormir na casa de outras pessoas. O mínimo que quis dar de conforto penso que seja o mínimo aceitável para muitas famílias. 780 euros para muitos é talvez muito dinheiro para ser gasto em poucos dias. 

3 comentários:

  1. Estou indo para Viseu em fins de Abril. Achei ótima a sua postagem e gostaria de saber: quais os locais com aluguel mais barato aí em Viseu? obrigada e sorte pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas redondezas do centro, sempre fica mais barato o aluguel. Precisarás contudo, de um automóvel. Um abraço

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir