domingo, 4 de fevereiro de 2018

70. Creche em Viseu, Portugal

Olá leitores,

Este ano foi um ano de mudanças para meu filho. Em janeiro agora, ele começou a frequentar a creche/infantário(pt-pt). Ele fará 4 anos em março e por isto, decidimos que era hora do filhote socializar e começar o desenvolvimento sócio-cultural da vida dele. Foi muito bom passar 3 anos com ele, dando toda a atenção que o mesmo necessitava e ainda deixando minha vida muito mais alegre.

Um tópico que não tenho como não elogiar é o sistema e a qualidade da educação em Portugal. Decidi pelo público, ou seja, meu filho frequentará o ensino público e que após as primeiras visitas à escola e a observação de todo o cuidado e estrutura que ela proporciona, tenho certeza que fiz a escolha certa e também tenho o conforto de que meu filho está sim em boas mãos.

O mais interessante disso tudo é o preço e também a forma de comunicação que temos com o sistema. Logo que contactei meu filho no agrupamento das escolas Grão Vasco que é o responsável por este cadastro aqui nesta zona onde moro na cidade de Viseu, foi me passado uma lista de documentos que no caso dele foram: documento de identificação, NIF, Niss e caderneta de vacinação/saúde além dos documentos dos pais (eu e esposa). Tudo foi feito através de e-mail e apenas no ato da inscrição assinei os papéis. Depois disso tive que levar os documentos entregues pela escola até a secretaria de educação do município de Viseu. Lá me foi passado o login e a password para acesso ao portal do aluno, um instrumento muito interessante de comunicação entre os pais e o sistema de educação.

A escola tem boa estrutura, educadores competentes e o horário é das 9 am - 4 pm. Ou seja, as crianças lancham e almoçam na escola. O menu das refeições eu consigo ter acesso pelo portal. Existem muitas atividades extra-classe e acho isso fantástico. Segue abaixo fotos da escola:


O portal da secretaria de educação de Viseu fica neste link.

No portal existem várias funcionalidades. Como acesso as faturas, horários de presença, ementas e menu. Ainda existe a possibilidade de pedir extensão de horário caso os pais trabalhem em turnos prolongados e necessitem de um horário para buscar seus filhos que seja mais tarde do que às 16 horas. 
Há ainda a possibilidade de contratar, e isso falo tudo através da secretaria de educação, o transporte escolar. Todos estes serviços extras são pagos e logicamente somente pagos quando do uso por parte dos pais/alunos.

Segue abaixo a foto do front page do portal, disponibilidades de acesso, nota fiscal das minhas despesas este mês e foto do menu das refeições que ficamos sabendo com uma boa antecedência. Notem que o preço é somente este no meu caso, que não contratei horário prolongado e nem transporte escolar. O preço que pago é 1.46 euros por dia de refeição, pagos somente quando o aluno frequenta a cantina da escola e efetivamente almoça na mesma. 






4 comentários:

  1. Oi! Descobri o seu blog ontem e estou adorando! Vi que a escola aí é obrigatória a partir dos 4 anos e que em algumas cidades é difícil achar vaga em creche. Vocês sabe como é em Viseu para crianças abaixo de 4 anos? É muito dificil? Tenho um bebê de 6 meses e pretendo ter outro filho. Eu e meu filho temos nacionalidade portuguesa. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Obrigado pelo contato! A idade obrigatória para estudar é a partir dos 6 anos. A criança pode começar a frequentar antes e apenas tem que se candidatar para a vaga. O que pode acontecer é ter que ficar na vaga de uma creche mais distante de casa. Para bebês, a opção seria a escola particular que te custará em torno de 150 a 250 euros por mês. Um grande abraço,

      Excluir
  2. Obrigada pelo esclarecimento! Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, qual bairro fica essa escola?

    ResponderExcluir