quinta-feira, 10 de setembro de 2015

14. Hospital de São Teotônio e SNS (Sistema Nacional de Saúde)

O sistema de saúde Português em termos de legislação é muito parecido com o do Brasil. O SNS é o sistema de saúde nacional em Portugal e para ser beneficiário dele a pessoa deve estar fazer o cartão do Utente que é nosso cartão do SUS. O Cartão de Utente (na verdade é uma folha de ofício a4) pode ser adquirido no Centro de Saúde ou na Loja do Cidadão mediante comprovação de autorização de permanência ou de residência, ou visto de trabalho.  O sistema em si é como os demais sistemas de saúde europeus. Se tem um centro de saúde (postos de saúde) que geralmente te encaminha a um clínico geral (médico de família) que faz as consultas e que se verifcar um problema mais específico o encaminhará para um especialista. O atendimento é muito bom e é por hora marcada nos centros de saúde com exceção claro dos atendimentos de urgência. Para cada consulta ou exame é pago uma taxa moderadora que diga-se de passagem é modesta. Segue no link os valores. Para menores e grávidas o atendimento é totalmente gratuito. Para saber mais sobre a taxa moderadora e quem é ou não isento, consulte este link.  Sobre o cartão do utente é também válida a leitura deste link. Outro fato interessante é que aqui as prescrições médicas já são informatizadas como segue a foto abaixo.

Veja no campo inferior que o governo de Portugal dispôe o valor máximo que se irá pagar no medicamento
Chegando com a prescrição na farmácia a mesma se utiliza apenas do leitor dos códigos de barras, não sendo assim necessária a segunda via e também para imediata inserção no sistema de informação, dados como o nome do médico, o tipo de receita, o medicamento, o lote do medicamento e o nome do utlizador do mesmo. Isso realmente me impressionou e apesar de constar que deveria pagar até 4 euros na receita, eu paguei apenas 2 euros pelo remédio prescrito. Fantástico.
O hospital aqui de Viseu é o maior hospital que já vi em termos físicos, um hospital realmente gigante em termos de estrutura e estacionamento. Segue o link dele aqui para se ter a noção das especialidades contidas no mesmo. Abaixo tirei umas fotos para tentar se ter uma idéia.







Um comentário: