quarta-feira, 30 de novembro de 2016

35. Embaixada Italiana em Lisboa! A saga de um ano!

Olá caros leitores,

Esta semana gostaria de compartilhar a dificuldade que eu tive para me inscrever no AIRE (Anagrafe Italiani residenti all'estero) que nada mais é que um registro do cidadão italiano no consulado ou embaixada competente de seu local de residência que no caso em Portugal é a embaixada de Lisboa. Existem consulados honorários como o do Porto, mas quem realiza os documentos é sempre Lisboa. Para a inscrição é necessário o preenchimento de um formulário próprio e também da entrega de alguns documentos, comprovando que tua residência é aqui e além disso documentos de registro civil - e aqui faço valer a importância de ter seus documentos civis transcritos no país onde se possua a nacionalidade européia - como minha certidão de nascimento Italiana (transcrição da Brasileira e não a tradução da mesma), certidão de casamento italiana ( transcrição da Brasileira e não a tradução da mesma) e certidão de nascimento italiana do meu filho ( transcrição da Brasileira e não a tradução da mesma). Levei ainda alguns documentos extras como meu certificado de composição familiar de Italiano residente no exterior direto do meu comune de comunicação que é ROMA. O nome em italiano do referido documento é Certificati per cittadini italiani residenti all'estero.
Para explicar melhor, o trâmite funciona assim: todo o cidadão italiano seja reconhecido (no caso dos descendentes nascidos no exterior como muitos brasileiros) ou italiano nato tem que ter um comune de correspondência que nada mais é que a prefeitura de um município italiano que no caso também tem a função de cartório de registro civil encarregando-se de transcrever as certidões de cunho civil em livros ou sistema de base de dados. No Brasil esta função é dos cartórios de registro civil e quando necessitamos uma via de nossas certidões de nascimento, casamento ou óbito é nestes que devemos nos dirigir para solicitar tal documento. Na Itália é nos Comunes, no departamento de Stato Civile (Estado Civil), onde a pessoa deve se dirigir afim de solicitar documentos deste cunho.
Pois bem, o registro no AIRE deveria ser um procedimento tranquilo e rápido. Pois no meu caso não foi e gostaria de deixar aqui escrito que além disto, a estrutura da embaixada é ruim, pois conta com uma sala de espera sem espaço para sentar, sem ventilação, além de não comportar todos as pessoas que visitam a embaixada afim de realizar algum tipo de serviço ou mesmo tirar dúvidas. A máxima da embaixada segue como as outras que visitei, o rito que impera é seguinte: volte amanhã porque o que tu fizestes ou está pensando fazer está incompleto ou errado ou ainda o sistema não está pronto para receber seu pedido...fazendo com que as pessoas desistam de serem atendidas naquele dia e hora, para que assim talvez não voltem ou "não encham o saco" dos funcionários. É também super embaraçoso ter que falar dos seus pedidos também por um vidro duplo como em uma casa de câmbio (exchange) fazendo que todos na fila atrás de você escutem a conversa, destruindo a privacidade de um assunto particular. 
Entreguei meus documentos em novembro de 2015 e até semana passada, segundo a própria embaixada eu não estava inscrito no AIRE. Conversando com os funcionários descobri que meu pedido só foi enviado a ROMA em julho e por isso atrasou. Confesso que ROMA é terrível também, pois é um dos COMUNES mais complicados da Itália. Sei que muitos devem estar se perguntando mas POR QUAL MOTIVO que este cidadão escolheu ROMA como comune de correspondência? A resposta tem que ser remetida lá para os anos 90. No início da década de 90 quando a Lei 91/5 fevereiro de 1992 deu a oportunidade aos descendentes reconhecer a cidadania italiana vinda dos antepassados (desde que observando algumas regras de transmissão), o processo nos consulados do Brasil era sempre enviado a Roma que tinha o dever de transcrever as certidões que lhe eram repassadas depois da nacionalidade reconhecida pelo cônsul. Com o boom das cidadanias italianas, além das filas enormes de espera que se acumulam nos consulados, ROMA decidiu que não iria carregar este fardo sozinha e decidiu que os processos deveriam ser encaminhados aos municípios de origem do Italiano que emigrou ao Brasil. Quando o processo de reconhecimento de cidadania italiana é feito na Itália, o comune que se escolhe para fazer as transcrições de nascimento e casamento é que será o comune de correspondência. Quando o processo é feito via consulado Italiano, o requerente não tem escolha. A minha nacionalidade foi reconhecida em 1993 e tenho ainda meu primeiro passaporte de menor emitido em 1994 pelo consulado de Porto Alegre e portanto meus documentos foram enviados a ROMA. Somente depois de inscrito no AIRE, é que o cidadão italiano poderá usar os serviços consulares da embaixada/consulado competente de acordo com local de residência, serviços tais como: emissão de novo passaporte, carta de identidade e para solicitar os mais variados documentos inerentes à sua pessoa. Para acessar como se realiza o AIRE e também quais os serviços disponíveis na embaixada de Lisboa, favor consultar este link.
Resumindo, foi exatamente um ano de espera, 3 idas a Lisboa para verificação do caso (pois é muito difícil conseguir atendimento telefônico) e 33 e-mails com pedido de situação não respondidos (nunca me responderam nada por e-mail) apenas para realizar uma carta de identidade (nos consulados do Brasil não é possível) e também para novo passaporte para mim e para meu filho de 2 anos. Uma verdadeira saga que hoje parece que teve fim, ou melhor, apenas fim de uma parte pois aguardo agora o contato do consulado para recolha das minhas impressões digitais - será que vai haver outra batalha pela frente????? Só o tempo dirá.

79 comentários:

  1. Olá, depois de ler seu relato, estou pensando se vou me inscrever no AIRE, sou de MG e estarei morando no Porto para um estágio doutoral, já que tenho descendência e parte da família (mesmo bisavô) já conseguiu, saberia me informar quais documentos precisaria para dar entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário! Acho que estás confundindo conceitos. Só consegue se inscrever no AIRE quem já É ITALIANO e POSSUI DOCUMENTOS ITALIANOS. Se tu ainda não reconheceste a tua nacionalidade italiana, deverá dar entrada na documentação para posterior análise consular. Os documentos serão: Certidão de nascimento, casamento e óbito de todos na linha de ascendência até chegar em ti. As certidões deverão estar apostiladas, em inteiro teor e traduzidas por tradutor juramentado. Esta tradução deverá ter apostila também. A data de emissão deve ser atualizada e também deverá trazer consigo o certificado de não naturalização do antepassado. Observe que nos documentos não poderá ter erros de grafia como Ferrara, Ferari, Ferrari, Ferrarari e outros erros que não permitam a identificação correta dos teus antepassados. O fato de ter parentes com nacionalidade italiana não mudará em nada o pedido, somente se tu fosses filho menor de idade de alguém que já reconheceu a nacionalidade italiana. Outra coisa muito importante, só poderás dar entrada pela embaixada Italiana de lisboa, se tu fores detentor de um título de residência em Portugal. Não é o visto e sim o cartão magnético que o SEF te entrega quando regularizas teu status em Portugal

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. "As certidões deverão estar apostiladas, em inteiro teor e traduzidas por tradutor juramentado."
      As certidões brasileiras devem ser traduzidas para o italiano ? OU A italiana traduzida para portugues?

      Excluir
  2. Olá, muito bom o seu relato. Eu tenho cidadania Italiana e atualmente estou no Brasil, tenho todas as minha certidões transcritas (Nascimento, casamento e dos filhos). Hoje o meu filho mais velho mora em Lisboa e já esta inscrito no AIRE de Lisboa.
    A questão é que estou com uma dúvida cruel... Em julho agora chega o prazo (Um anos e meio para quem tem filhos menores de idade) para a minha esposa dar entrada no pedido de nacionalidade Italiana, meu AIRE atualmente esta em Porto Alegre, mas acontece que no final do ano nós iremos nos mudar para Lisboa e a dúvida é: Será que damos entrada pelo Brasil ou esperamos chegar em Portugal para solicitar.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o processo é feito via online(website) mostrará apenas as certidões quando o consulado pedir. Se vieres a declarar que moras aqui, terás que estar inscrito no AIRE, e ainda terás que apresentar uma certidão criminal portuguesa com tradução (+150 euros). Eu acho melhor fazer declarando que moras em POA, mas esta é minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Olá...adorei todas as informações !!! Gostaria, se possível, me tirar algumas dúvidas. Moro em SP e tenho minha cidadania há 22 anos, nesse meio tempo tive minha filha que hoje está com 10 anos. Minha dúvida é a seguinte: eu mudando para Portugal consigo fazer o registro civil dela e a emissão dos nossos passaportes? E em relação ao AIRE como posso fazer se preciso fixar residência? Consigo alugar imóvel com passaporte brasileiro?
    Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia. Pode tu podes...mas qual o motivo disto? Faça o seu passaporte e da tua filha(pode fazer direto o dela sem qualquer problema) no consulado em SP. É um caminho muito mais complicado este que tu queres tomar. Teu comune de correspondência pelo tempo que mencionastes(22 anos atrás) deve ser Roma como o meu. E isto irá demorar em volta de um ano para ficar pronto o teu cadastro como residente na jurisdição consular italiana em Portugal.

      Excluir
  5. Olá! Minha cidadania italiana está na fase da transcrição no comune, quero mudar para Lisboa. É necessário fazer o Aire para conseguir os documentos de moradia de Portugal ou somente o passaporte é suficiente? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! O Aire é um vínculo teu com a Itália e nada tem a ver com Portugal. Apenas, fique atento que se um dia perder teu passaporto, para ter outro renovado precisará necessariamente estar inscrito no Aire da embaixada italiana em Lisboa.

      Excluir
  6. Boa noite! Adorei a forma prática como explica as coisas. A inscrição no AIRE é obrigatória para todos os imigrantes com cidadania italiana que querem morar em Portugal?

    ResponderExcluir
  7. Eu to querendo reconhecer a minha cidadania italiana ATRAVÉS de Portugal. Estarei em 2018 residindo lá para fins de estudo. É possível fazer isso pela embaixada italiana de lisboa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer país que tu morares DOCUMENTADO, poderá sim acessar os serviços da embaixada italiana instalada em tal país. Um exemplo: Moras no Casaquistão legalmente, poderá acessar os serviços da embaixada italiana no Casaquistão sem problema algum.

      Excluir
    2. Ótimo! Saberia me tirar mais uma dúvida? Isso pode definir minha passagem de ida. De acordo com o site da embaixada, a certidão negativa de naturalização do italiano imigrante tem 6 meses de validade. Será que eles são restritos nesses 6 meses ou pode haver alguns dias de tolerância? A do meu bisavô paterno, no caso, tem validade até 26/12, mas gostaria mesmo era de ir após o Ano novo pra lá. Medo de chegar lá e não aceitarem por 2 semanas "vencidas".

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. No Rio de Janeiro espera-se em media 18 meses pra marcar e até 8 anos pra ter o processo resolvido. Indo à Itália gasta-se em media 4 meses. Como sao esses prazos fazendo por Portugal? Tem fila na embaixada?

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. EU TENHO CERTIDAO DE NASCIMENTO TRANSCRITA EM TIVOLI ROMA JA ITALIANA E MAIS O PROCESSO DA CIDADANIA ITALIANA , NAO TENHO RESIDENCIA EM LISBOA SOMENTE UMA CONTA DE LUZ NO MEU NOME POSSO FAZER O AIRE COM ESSES DOCUMENTOS ESTOU COMO TURISTA PASSAPORTE BRASILEIRO RG EU SO TENHO DE DOCUMENTOS ITALIANO SOMENTE CERTIDAO DE NASCIMENTO TRANSCRITA EM ITALIANO EM TIVOLI POSSO FAZER O AIRE COM ESSES DOCUMENTOS

    ResponderExcluir
  10. MAIS JA SOU CIDADAO ITALIANO MINHA CERTIDAO ESTA TRANSCRITA EM TIVOLI ESTIVE EM TIVOLI PARA PEGAR MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO ITALIANA MAIS COMO VOCE DISSE ITALIANO NAO SABE DAR NENHUMA INFORMACAO DISSE QUE EU TERIA QUE TER RESIDENCIA EM ITALIA PARA PEGAR O RG ITALIANO E POR ISSO RESOLVIR IR A PORTUGAL POIS NAO RPRECISO FAZER RG COM O PASSAPORTE ME BASTA

    ResponderExcluir
  11. QUESTAO E TENHO A CERTIDAO ITALIANA TRANSCRITA PROCESSO DA CIDADANIA , TENHO UMA CONTA DE LUZ EM MEU NOME QUE COMPROVA MINHA RESIDENCIA , COM ESSES DOCUMENTOS CONSIGO FAZER MEU AIRE EM LISBOA MEI IMAIL adrianoalemanha@hotmail.es PODERIA ENVIAR UMA INFORMACAO CARA TO PASANDO MAIOR PROBLEMA POIS QUERO FAZER LOGO ESSE AIRE PARA PODER FAZER O PASSAPORT NO MEU CASO ESTA FACIL A CERTIDAO DE NASCIMENTO JA ESTA COMIGO TRANSCRITA EM TIVOLI ORIGINAL CARIMBADO DE TIVOLI TUDO E MAIS O PROCESSO

    ResponderExcluir
  12. VOCE FALA QUE ? também da entrega de alguns documentos, comprovando que tua residência é aqui ? OU SEJA QUAIS SAO ESSES DOCUMENTOS EU NAO TENHO RESIDENCIA ESTOU COMO TURISTA EM LISBOA E SOMENTE TENHO CONTRATO DE LOCACAO DO QUARTO E MAIS UMA CONTA DE LUZ QUE VEM NO MEU NOME ,TENHO A CERTIDAO DE NASCIMENTO QUE DIZ QUE JA SOU ITALIANO E MAIS O PROCESSO , COM ESSES DOCUMENTO CONSIGO FAZER O AIRE ? adrianoalemanha@hotmail.es pode responder via imail

    ResponderExcluir
  13. OU NAO E BEM ASSIM ? TENHO AMIGOS QUE ME DISSERAM QUE PARA FAZER O AIRE EM SAO PAULO E BEM MAIS FACIL E MAIS RAPIDO DISSERAM QUE 1 MES EU JA TENHO O AIRE FEITO EM SAO PAULO E VERDADE MESMO SE FOR FACIL ASSIM PREFERIA FAZER ISSO EM SAO PAULO ONDE TEHO MINHA RESIDENCIA FIXA MAIS ESTAVA PENSANDO FAZER AQUI POIS MEUS PLANOS ERA CONTINUAR VIAJAR PARA SUECIA E LA SIM GOSTARIA DE FAZER RESIDENCIA FIXA

    ResponderExcluir
  14. VOCE ACHA MAIS FACIL EU FAZER MEU AIRE NO BRASIL VIA INTERNET ? DEMORA QUANTO TEMPO LA PARA O AIRE TIVER PRONTO ? E DEPOIS QUE TIVER PRONTO O AIRE EU JA POSSO FAZER MEU PASSAPORTE SE EU FAZER O AIRE EM PORTUGAL DEMORA UM ANO PARA MEU AIRE ESTIVER REGISTRADO PORQUE TANTO TEMPO EM ALEMANHA DEMORA 1 MES O AIRE MAIS VOCE PRECISA COMPROVAR RESIDENCIA E NA ALEMANHA TENHO UM POUCO DE MEDO POIS SE EU FICAR ILEGAL FICA DIFICIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, isso dependerá do Comune. Roma que é o meu, demorou 1 ano para atualizar meu cadastro Aire e por incrível que pareça conferi semana passada o do meu filho de 3 anos e o mesmo consta em Roma como se tivesse morando nl Brasil e eu e a mãe dele em Portugal. É incrível! Quanto a atualizacao do aire dependerá de Tivoli e da embaixada italiana em Lisboa. Junte os documentos por eles pedidos e entregue lá e logo após 15 dias comece a encher o saco de Tivoli para ver se eles receberam os documentos e possam fazer esta alteração.

      Excluir
  15. entao mais me advogado de bolgona disse que eu estou no aire de tivoli mais eu numca vive em tivoli o advogado era meu procurado quando eu fiz a nascionalidade pema via materna 1948 aquela data , bol resuindo ele ganhado o processo e fez a transcricao da minha certidao de nascimento em tivoli roma eu fui là eles me disseram que meu aire nao estava la somente ele fez a transcricao a mulher disse que eu deveria ter feito isso no brasil fazer o aire no brasil e depois pedir o passaporte italiano eu ja estou ilegal na europa ja faz 5 meses eu aluguei esse quarto em portugal a mulher aqui colocou a conta de luz e de agua no meu nome para ter comprovante de residencia no meu nome sera que eu consigo fazer meu aire com os documentos que eu tenho a certidao de nascimento transcrita e mais a centeza do processo da cidadania ? PARA FAZER O AIRE e enviar tudo por imail e espera a resposta nao e ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vá até a embaixada e explique sua situação! Não faça por email!

      Excluir
  16. eu ja sou cidadao italiano mais nao tenho documentos que prove que sou somente tenho a certidao de nascimento transcrita em tivoli o advogado enviado um imail dizendo o seguinte PRESADO ADRIANO OS DOCUMENTOS JA ESTAO PRONTO PARA O SENHOR PEDIR O AIREREGISTRO DOS ITALIANO RESIDENTE NO EXTERIOR E O PASSAPORTE ITALIANO NO CONSULADO DO LOCAL ONDE O SENHOR ESTA MORANDO PECO A GENTILEZA QUE O SENHOR INDICA UM ENDERECO PARA EXATO PARA EU ENVIAR ESTES DOCUMENTOS TRANSCRICOES REALIZADAS NA ITALIA E COPIA DA SENTENCA DO PROCESSO E ISSO QUE ELE ESCREVEU PARA MIM

    ResponderExcluir
  17. ENTENDIDO TENHO QUE DIZER QUE ESTOU ILEGAL ? POIS JA PASSOU O PRASO EU POSSO TER PROBLEMAS ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não estás ilegal! Apenas és um cidadão italiano que está sem documento. Tu não deixou de ser um, por não ter documentos!

      Excluir
  18. SEU CONVERSAR DIRETAMENTE COM O CONSUL ELE PODERIA ME SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA

    ResponderExcluir
  19. ESTOU COM MEU WHAAPS VOCE NAO FALA POR WHAASO ? OU FACEBOOK

    ResponderExcluir
  20. Olá! Estou a morar em Lisboa há 1 ano para um mestrado e ainda tenho residência para mais um ano. Já tenho meus documentos já que alguns familiares do brasil já tem a nacionalidade italiana, mas preciso entrar com o processo novamente e estava a pensar em ir pra Italia no proximo ano fazer isto lá, mas descobri que posso fazer através do consulado de Lisboa. Sabes me informar se o processo aqui é demorado? Seria preciso mais de um ano? Pois talvez como já tenho residencia aqui seria melhor fazer pelo consulado. Gostaria de uma opinião. Muito obrigada! Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle,

      Pode sim pedir, mas a documentação tem que estar impecável. Pode ainda solicitar na Itália e fazer o vai e vem quando for necessário, pois tens tempo de 1 ano aqui na europa ainda, mas antes de tudo faça um planejamento financeiro.
      Um abraço

      Excluir
  21. Boa tarde, Vou morar em Covilhã no inicio do ano que vem! Porém preciso renovar meu passaporte italiano, e creio eu que o ideal seja fazer isso em Lisboa! Voce sabe como proceder? Como é a renovação de passaporte lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato.É exatamente isto que se trata o post, terás que se inscrever no Aire antes de solicitar qualquer coisa. Senão tiveres paciência como eu tive, faça o passaporte no consulado italiano onde resides.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta. Na verdade o meu passaporte italiano vence em Julho de 2018 e fui ao consulado e me disseram que só seria possível renovar com seis meses antes do vencimento (no caso em Janeiro) Porém, vou pra Portugal em fevereiro e fico seis meses. Saberia me informar alguma outra alternativa?

      Excluir
    3. Olá! Poderás fazer um novo passaporte no comune onde tu tens inscrição AIRE. No meu caso era Roma. Veja onde consta sua certidão de nascimento transcrita. Se fez o processo via consulado será ROMA ou cidade do teu antenato. Se fez na Itália, será onde reconheceu a tua cidadania.

      Excluir
  22. Boa noite, minha sogra está com vontade de aplicar a nacionalidade através de Portugal, ela reúne condições pra estar lá legal, você saberia informar qual o tempo que o processo leva por Portugal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato! Pode levar em torno de 1 a 3 anos. As coisas tem mudado, pois muitas pessoas estão com este mesmo pensamento. Mas com calma tudo se ajeita.

      Excluir
  23. Boa tarde! Como tudo é bem complicado para mim gostaria de tirar algumas dúvidas com você.
    Me chamo Irina moro em Caldas da rainha Portugal estou aqui a 45 dias meu esposo tem cidadania italiana tem identidade italiana também quando ele tirou sua cidadania ele veio para Itália na comune de Firenze ele tirou a dele e do meu filho que veio com Ele, meus outros filhos não foram registrados na comune.
    Quando chegamos a Portugal solicitamos a aire que está no Brasil pois foi mudada quando ele veio embora.
    Bom minha pergunta quando foi solicitada a aire para Portugal não foi pedido documento nenhum somente preenchido um papel de solicitação foi entrado em contato para ter a informação se chegou e ainda não teve resposta o procedimento foi correto ou foi solicitado corretamente? Outra eu consigo tirar a certidão de nascimento dos meus filhos menores pelo próprio consulado italiano em Portugal e quanto tempo é válido os documentos traduzidos e apostiladas que eu trouxe do Brasil?
    É tanta informação divergente que estou ficando louca e enquanto isso o tempo passa.
    A certidão das crianças é feita direto no consulado ou e igual ao Brasil que tem que enviar por e-mail.
    Obrigada desculpa o textao.
    Irina.fernanda@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom minha pergunta quando foi solicitada a aire para Portugal não foi pedido documento nenhum somente preenchido um papel de solicitação foi entrado em contato para ter a informação se chegou e ainda não teve resposta, o procedimento foi correto ou foi solicitado corretamente?
      R: Sim, foi feito corretamente mas deverá esperar e no caso a minha espera foi de um ano. Eu apresentei mais documentos para constar no arquivo consular já tudo atualizado.

      Outra eu consigo tirar a certidão de nascimento dos meus filhos menores pelo próprio consulado italiano em Portugal e quanto tempo é válido os documentos traduzidos e apostiladas que eu trouxe do Brasil?
      R: As certidões dos outros filhos menores, se teu marido apresentou as mesmas no momento do reconhecimento da cidadania, devem estar no Comune de Firenze. Peça as certidões de nascimentos deles em formato plurilingue, ou seja, certidões que contem várias línguas...assim elas não necessitam de tradução e nem de apostilamento.

      As suas certidões brasileiras (dos filhos) não valem se eles forem apresentados as autoridades portuguesas como italianos. Elas valeriam somente no caso de eles não serem italianos e sim somente brasileiros. Não poderá se apresentar como italiano e brasileiro, e sim um ou outro para fins de residência(documentação) em Portugal.

      É tanta informação divergente que estou ficando louca e enquanto isso o tempo passa.
      A certidão das crianças é feita direto no consulado ou e igual ao Brasil que tem que enviar por e-mail.
      R: Se elas não constam em Firenze, precisa sim das certidões brasileiras, traduzidas e apostiladas(certidão e tradução) e fazer o pedido de transcrição desta certidão em Firenze para os seus filhos constarem no registro civil italiano. Isso pode ser feito diretamente na Italia ou contar com a intermediação consular italiana em Lisboa.

      De uma maneira bem simples,

      O seu marido é ITALIANO pois ele tem uma certidão de nascimento italiana. Ela nasceu no Brasil e tem um nascimento brasileira constante num livro de registro civil (olha nas certidões e verás livro Axx, folha xx, termo xxxx) mas tem uma certidão transcrita (ou seja, feito após o nascimento) em um LIVRO DE REGISTRO CIVIL ITALIANO que no caso deve ser em Firenze onde ele reconheceu a cidadania. Teus filhos também devem ter o mesmo papel e só assim serão considerados italianos. O Passaporte italiano e identidade italiana são apenas documentos de identificação que provam de certa forma a nacionalidade mas não são a fonte original dela. Assim como no Brasil, a prova fundamental de ser brasileiro é a certidão de nascimento.

      Excluir
  24. Olá. Adorei seu blog, muitas informações úteis, obrigada! Queria saber se o passaporte já saiu ou se ainda está esperando. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu depois de um ano esperando a mudança AIRE. Obrigado pelo contato Joana!

      Excluir
    2. Bom, pelo menos foi rápido! Pra compensar esse aire absurdo. Obrigada pelas dicas e sucesso!

      Excluir
  25. Opa, tudo bem?
    Tirei minha cidadania na Itália em 2013, levou cerca de 3 meses para sair. Em seguida fui morar no México e fiz a inscrição no aire de lá por email, escaneei e enviei os comprovantes por e-mail mesmo e recebi a confirmação cerca de 1 mês depois em casa.
    Depois do México voltei para o Rio e novamente fiz a inscrição no aire daqui por email sem qualquer problema. Nunca precisei ir ao consulado ou embaixada para alterar a residência. Aliás, se não me engano, eles recomendam que seja feito tudo por email.
    Agora vou para Portugal e lendo seu relato confesso que fiquei preocupado. Mas, chegando lá vou arriscar fazer por email também.

    Tenho uma dúvida que não tem a ver com o assunto. Você saberia responder se temos direito a assistência médica pública em Portugal com passaporte italiano ou precisa de algo mais?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      O meu AIRE demorou por conta que meu comune AIRE é Roma. Não sei o que houve, desconfio que foi relaxo tanto do consulado em informar a Roma quanto Roma em cadastrar a informação. Te digo que meu filho até hoje não consta cadastrado como morador em Portugal por parte de ROMA. Tens todo o direito a saúde pública em Portugal. Precisas apenas se registrar como residente = certificado de cidadão UE e após isto se inscrever no SNS = SUS do Brasil.

      Excluir
  26. Olá, gostaria de saber, se teria como eu começar todo o processo morando em Portugal, tenho os documentos necessários para a cidadania italiana! Seria somente procurar o consulado, e começar como aqui no Brasil? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigado pelo contato!

      Vamos lá:
      passo 1 - ter documento que comprove que moras legalmente em Portugal
      passo 2 - juntar toda a documentação listada no site da embaixada
      passo 3 - marcar um horário, seja pessoalmente-telefone ou email

      Um abraço,

      Excluir
  27. Olá, boa noite. Eu estou indo passear em Portugal, e quero entrar com o processo da cidadania italiana por lá, vou levar todos os documentos traduzidos e apostilados. Gostaria de saber, se com o processo em andamento, e eu ficar no país mais tempo, teria problema depois para pegar a cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado mais uma vez. Leia o item 1 da resposta anterior. Sem este documento não conseguirá fazer nada no consulado italiano. É premissa básica para ser atendido em qualquer consulado de qualquer parte do mundo ser nacional do país do próprio consulado ou ser nacional ou residente legal do país onde ele está localizado. Se tu não és italiana, portuguesa ou ainda residente com documento em Portugal,não conseguirá ter acesso aos serviços consulares. Neste caso,a melhor opção seria a itália.

      Excluir
  28. Olá, estou me mudando legalmente para Portugal em Junho e gostaria de saber quanto tempo demora o processo de cidadania pelo consulado de Portugal. Ainda não fiz minha cidadania pq aqui em SP é impossível...fila de anos. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,
      As coisas estão mudando e acredito que demorará mais de um ano com certeza.
      O problema não é somente este, para ter atendimento no consulado italiano em Portugal ou qualquer consulado italiano no mundo tens que ter residência comprovada neste país, ou seja, documentos emitidos pelo governo português (no caso) comprovando a tua residência legal em Portugal.

      Excluir
  29. Olá, bom dia, parabéns pelo seu texto, tenho uma dúvida a tirar, ja sou inscrito AIRE aqui em Portugal, e solicitei o passaporte e o B.I através do consulado, eles ficaram de responder o e-mail quando os documentos estiverem prontos, pra eu ir lá e eles recolherem as digitais e a foto. Porém, já faz 1 mês e eles não me responderam, eu ligo pra lá e eles não informam o tempo médio, gostaria de saber quanto tempo demorou pra eles te chamarem para pegar op passaporte. Obrigado. mkclimaco@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mike,

      Dependerá da Questura(Polícia) do teu comune e da agilidade desta comunicação CONSULADO-QUESTURA-CONSULADO.

      Geralmente o consulado demora 30 dias ou mais somente para mandar o pedido a questura. Depois a Questura tem o tempo dela e dependerá do Comune em questão. Após isso, eles demoram até 30 dias para dar OK.

      Um abraço,

      Excluir
  30. Vc sabe informar se advogados gozam de preferência quando entram com processo de cidadania na Embaixada em Lisboa?
    É que, pela lei portuguesa, advogados teriam preferência no atendimento...

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Obrigado pelo contato! Não existe prioridade nem para processos de nacionalidade portuguesa em Portugal e nem em processos de nacionalidade italiana na embaixada em Lisboa. REPITO : ISSO NÃO EXISTE. O advogado terá atendimento somente naa CONSULTA DE ANDAMENTO em outras repartições como no SEF, finanças e segurança social. Porém na prática , para atendimentos de SOLICITACÃO de documentos TODOS tem que marcar antecipadamente.

      Um abraço

      Excluir
  31. Olá boa tarde, apresentei minha certidão de casamento traduzida para o italiano e apostilada na embaixada da Itália em Lisboa, a qual sou inscrito AIRE. Gostaria de saber se você sabe o tempo médio que se leva para ela ser anexada na minha comune, e se nos enviam uma certidão de casamento reconhecida na Itália para solicitar a autorização de residência para minha esposa. Visto que já sou casado no Brasil a um pouco mais de 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mike,

      Onde consta teu nascimento na Itália? Qual é teu comune de correspondência?

      Excluir
    2. Oi Mike:

      Ginovo por ser em Trento e pequeno deve ser rápido.
      Conte
      3 meses para o consulado mandar o pedido a Ginovo
      40 dias para Ginovo transcrever.

      Poderá solicitar diretamente a Ginovo...o consulado não te entregará nada

      Excluir
    3. Meu marido tirou a cidadania em janeiro pela comune de Anzio e precisamos fazer a transcrição do casamento!
      O AIRE dele se encontra no Brasil
      Ele pode solicitar a transcrição diretamente na comune de Anzio?

      Excluir
  32. Boa tarde! Sabe se é possível dar entrada na cidadania italiana no consulado itliano em Portugal? Tenho todos os documentos, com tradução juramentada e apostilamento de Haia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raffael,

      Sim. Tu podes fazer isto. Agendamentos estão para 2021, tens que pagar uma taxa e ainda tens que necessariamente autorização/título de residência em Portugal.
      Infos sobre procedimento estão no post 72

      Excluir
  33. Olá. Estou atualmente na Itália terminando meu processo de reconhecimento que já se estende por 3 meses. Farei a ID aquia mas não esperarei pelo passaporte. Me mudarei para o Porto e minha dúvida é: consigo regularizar minha residência em pt sem o passaporte, só ID e certidões transcritas? Pretendo após a transferência do AIRE fazer o passaporte por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A carta d'identità é um documento aceito em toda UE, portanto sem problemas. Tenha em mãos sempre as certidões transcritas e também se for casado, a certidão de casamento em formato plurilíngue. As certidões não são necessárias para regularização, porém para teu contato com o consulado,isso será bem melhor. Para o cônjuge é necessária a certidão de casamento italiana. Depois do Aire pode sim fazer o passaporte no consulado ou ainda se preferir no comune que tu serás inscrito Aire.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Angel11 de junho de 2018 03:12
    Parabéns por seu blog, super claro e completo! Tenho a Cidadania desde de Dez/17, mas nenhum documento além da Certidão de Nascimento Italiana (RG e Passaporte). Estou no Brasil e me mudo para Portugal em Agosto. Estou decidindo se faço o AIRE aqui ou em Portugal, visto que tenho filhos menores (tb com Cidadania), e meu marido que vou dar entrada na dele... A minha pergunta é se somente com a Atti Di Nascita consigo fazer o Certificado de Cidadão da UE e ficar legalmente no país. Quero também se não pedir muito, uma opinião pessoal sua. Manterei minha casa no Brasil (voltarei tb algumas vezes), portanto com sua experiência acha melhor dar entrada no AIRE aqui e depois transferir ou devo fazer tudo em Portugal mesmo? Estou sem dormir noites e noites pensando neste dilema, inclusive hoje rs Eternamente grata se puder me ajudar.
    Ah, tenho minha e dos meus filhos a certidão de nascimento e de casamento transcritas na Comune onde fiz o processo.

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir

  37. Oi! Boa tarde. Muito interessante e útil seu post. Eu lhe digo minha situação para ver se você pode me ajudar. Eu moro na Argentina e tenho cidadania italiana. Em 2004 vivi em Lisboa e lá nasceu meu filho.

    Agora quero atualizar meu AIRE. Eles me disseram aqui na Argentina que eu tinha que apresentar a certidão de nascimento do meu filho no consulado da Itália em lisboa para legalizá-lo e depois continuar com o processo daqui.

    O meu problema é que não gostaria de viajar para Lisboa apenas para legalizar um documento no Consulado da Itália. Por outro lado, como é uma certidão de nascimento, não quero perdê-la.

    Você pode me dizer se alguém da sua confiança pode fazer esse processo para mim (eu terei que enviar a documentação pelo correio e depois com o dinheiro para o processo e devolver a documentação para a Argentina)

    Muito obrigado pelo seu tempo. Eu espero que você possa me ajudar.

    Mara

    ResponderExcluir
  38. Olá, bom dia!

    Tenho uma dúvida. Para dar entrada no Processo de Reconhecimento da Cidadania Italiana "Jus Sanguinis" em Portugal, como seria: já tem que estar com todos os documentos em mãos, ou é como em São Paulo que primeiro se inscreve e só depois quando chamado apresenta a documentação. Neste caso de só se inscrever primeiro, em quanto tempo o inscrito é chamado para apresentar a documentação?
    Gostaria desse esclarecimento. Uma vez que a validade do apostilamento no Brasil depois de requerido no Exterior tem validade de um ano certo? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que seguir o roteiro:

      - documento de residência de Portugal em Mãos
      - marcar/agendar (agora já está para 2022)
      - ir no dia agendado (com o documento de residência em Portugal válido)
      - apresentar os documentos
      Segundo o consulado de Lisboa, estes documentos para este tipo de reconhecimento não vencem. Porém, 4 ou 5 anos é muito tempo e não convém deixar a sorte definir o jogo.

      Excluir
  39. Olá, estou fazendo meu processo de cidadania em Tuscania, estou aguardando as certidões de nascimento e casamento para depois pedir a identidade,como vou morar em Porto posso pedir a transferência do Aire e fazer a identidade e passaporte lá , e outra dúvida não tenho comprovante de endereço no meu nome pois vou morar na casa da minha sogra, você pode tirar essa dúvida, Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. peça o passaporte onde vc faz o reconhecimento. a inscrição aire demora e muito. para a residência ser válida, apresente uma declaração do dono do imóvel ao qual vc morará no Porto. Até uma conta de telefone pode servir se estiver no teu nome.

      Excluir
    2. Ola boa noite, gostaria de dar entrada na minha cidadania italiana em Lisboa no consolado, ja possuo residência, so que ainda não estou com todas as certidões em mãos, a pergunta é, devo agendar primeiro, ou devo reunir todas as certidões primeiro e assim fazer um agendamento no consolado, obrigado

      Excluir
  40. Gostaria de agradecer pelo relato e também gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Minha situação é a seguinte. Minha mulher tem a cidadania italiana e como isso vinhemos para Portugal com o intuito de morar. Pelas informações que tínhamos bastava apresentar a certidão de casamento para comprovar vínculo entre nós, mas ao chegar no SEF foi informado que teríamos que comunicar o nosso casamento para o consulado da Itália e aí então eles emitiram uma certidão de casamento aceita para que o SEF emita meu cartão de residência. Porém esbarramos na questão da mudança do AIRE da minha mulher para que aí sim pela possa fazer o comunicado do nosso casamento junto a comuna dela.

    Estou preocupado depois de ler o seu relato rs pois me parece que vai demorar muito mais do que imaginamos e já se passou mais de um mês que ela fez o pedido de mudança do AIRE e até agora não mudou em nada o status do pedido no site do consulado. Nos informaram que a demora é de cerca de 2 meses.

    Então gostaria de saber tem informações se as condições do consulado italiano de Lisboa estão melhores ou ainda na mesma? Sabe o tempo médio de demora para a mudança no AIRE. Teria algo que possamos fazer para acelerar o processo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo,

      1. NÃO TEM COMO FAZER NADA PARA ACELERAR O "PROCESSO".
      2. Por falta de conhecimento tua esposa "comeu bola" em não ter transcrito o casamento brasileiro na Itália. Isso é deve de todas as pessoas que tem várias nacionalidades.
      3. Se tua pressa é para ter documentos para trabalhar, sugiro que transcreva o casamento diretamente no comune onde ela tem o nascimento dela transcrito. Pergunte a ela qual é a cidade onde ela transcreveu o nascimento dela. Pode ser feito via correio diretamente.
      4. Se não tiver pressa, se acalme e deixe o barco andar.
      5. Eu transcrevi o nascimento da minha filha na Italia(ela nasceu agora em 2018 em Viseu, Portugal). Ela já tem o nascimento transcrito e mandei os documentos dela para regularizar o AIRE em SETEMBRO DE 2018 e até agora NADA.


      Excluir