segunda-feira, 24 de abril de 2017

54.De Viseu para Roma e Vaticano

Olá leitores,

Semana passada fui surpreendido com um pedido de busca genealógica na Itália que não pude postergar. Portanto como era uma viagem não planejada, fui obrigado a comprar passagens sem qualquer antecipação. De qualquer forma, mesmo "em cima da hora" as passagens pela Vueling até Roma custaram 362 euros ida e volta. Confesso que achei um pouco caro. O voo sai de Porto e faz parada(paragem em PT-PT) em Barcelona e dali segue para o aeroporto de Fiumicino (Roma) na Itália.
O processo de compra de passagem é rápido e fiz tudo pela internet, inclusive imprimi meus cartões de embarque e retorno antecipadamente como segue na foto:


A viagem foi super tranquila e confesso que os aeroportos de Barcelona e Roma são mesmo muito bonitos. Os preços dentro do aeroporto como de costume em qualquer aeroporto são mais caros que o usual. Segue fotos:




Como nem tudo é perfeito, na chegada em Roma tive um problema com o táxi que me levou do aeroporto até o hotel. Cheguei tarde e cansado e portanto a ida de metro para mim naquela hora, não me pareceu viável.
Como Roma é uma cidade com muitos turistas - e quando digo muito, é muito mesmo - o nível de oferta de serviços e também de possíveis "esquemas" para enganar os mesmos é alto. O preço dos táxis é tabelado até o centro de Roma, mas mesmo assim os taxistas sempre inventam uma desculpa para poderem cobrar mais. O preço tabelado é de 48 euros, sendo que este cobre do aeroporto até o centro. Mas sempre existe uma desculpa, portanto venha preparado! A minha viagem custou 70 euros e até tentei argumentar com o taxista, mas vi que não valia a pena. Depois desta experiência somente usei o metro. Chegando no hotel, que ficava no centro histórico, tive mais uma surpresa um tanto ruim sob meu ponto de vista, que foi a vista do quarto e a velocidade da internet free oferecida pelo hotel.
Segue foto da vista e este é o motivo pelo qual não gosto de centros históricos:

O hotel custou 69 euros a diária. O nome do mesmo é Hotel San Giusto.

O metro em Roma tem um serviço muito bom e seguro. Eu achei impressionante que no metro existem membros do exército italiano armados com metralhadoras, existem muitos policiais armados também. Talvez por estar tão acostumado com Viseu, fiquei até com um pouco de receio de estar circulando por ali. Os bilhetes do metro podem ser comprados ou em guichês(balcão PT-PT) ou diretamente nas máquinas. O bilhete é válido por tempo, ou seja, por um dia inteiro ou por algumas horas. Tudo é automático, desde a entrada nos túneis do metro até a saída. Tudo é muito bem sinalizado e não tem como se perder nas estações. Eu comprei sempre os bilhetes de 100 minutos que custavam 1,50 euros.






Depois do trabalho, resolvi dar uma passeada no Vaticano pois nunca tinha lá ido. O Vaticano é um lugar de muita paz, apenas existe o inconveniente dos guias ou angariadores que ficam nas ruas e sempre oferecendo algum serviço de turismo.  Agradeço muito ter tido esta oportunidade de ter lá visitado. Aproveitei o local de fé, para agradecer que todos na família estão bem e por ter uma família que me ama. Segue fotos do Vaticano que na verdade é um país dentro da Itália.





A comida na Itália é realmente espetacular, não tive uma refeição ruim sequer. Os preços não são caros, mas são sim um pouco mais caros que em Viseu. Segue fotos da cidade e de contas em restaurante e café.










2 comentários: